Volta Nacional: “Viagens turísticas para Portugal proibidas na semana da Páscoa”

Vida Económica

“Indústria e turismo estão a atrair o investimento na Figueira da Foz”
O concelho da Figueira da Foz é atrativo para o investimento na indústria e no turismo, afirma Carlos Monteiro, presidente da autarquia. “A nossa preocupação tem sido quebrar o seu caráter sazonal. A extensão da praia tem atraído mais turistas e estamos a requalificar a zona sul, mais concretamente o Cabedelo.”

Expresso

“TAP perde viagens de verão para a Iberia”
Tem sido uma retoma aos soluços do setor da aviação. Janeiro e fevereiro revelaram-se desastrosos. Com mudanças internas sucessivas, está a adensar-se o mal-estar na relação com os operadores turísticos e agências de viagens nacionais, que já desde o final do ano passado intentam negociações para compor a programação para o verão de 2021. A TAP decidiu ficar fora dos programas dos operadores no próximo verão para destinos tão comuns como Porto Santo e Cabo Verde, rotas que acabaram por ser tomadas pela espanhola Iberia e também pela açoriana SATA.

“Há candidatos ao lugar de Casimiro na Groundforce”
Execução do penhor pelo Montepio está em marcha e já há interessados. Aviapartner, Menzies e CEO estão na corrida.

Jornal Económico

“Confinamentos ameaçam retoma do turismo na zona euro”
Apesar das previsões otimistas para este ano, verificou-se nas últimas semanas uma reversão na reabertura de algumas das principais economias europeias que, face a uma nova subida dos contágios de Covid-19, se viram obrigadas a voltar a implementar medidas mais duras de contenção que ameaçam a tão esperada retoma. Enquanto setores como o turismo e a restauração continuarão a sofrer duramente com estas restrições, outros aguentam as disrupções que vão surgindo.

“Impacto nas exportações de bens será «moderado»”
Mais do que a recuperação da indústria do turismo este ano, os efeitos estruturais que a atual crise terá no setor também levantam dúvidas. “Percebe-se a preocupação com a indústria do turismo neste verão, mas a grande questão é saber se a procura de turismo regressa a níveis de 2019 nalgum momento (em 2023/24) ou se terá de existir um ajustamento estrutural da oferta numa economia já tão debilitada”, diz o professor de Direito, Nuno Garoupa.

“Qatar espera regresso das viagens aéreas com passaporte digital”
A Qatar Airways já estreou esta novidade com a ajuda da IATA, como explicou Alan Mlekuz, comercial manager, referindo que a alternativa “vai beneficiar todo o setor das viagens”. “O Passaporte digital da IATA é uma solução inovadora que irá beneficiar todo o setor da aviação”, defende, acrescentando que “a nossa visão é proporcionar uma experiência de viagem sem contacto, segura, e sem inconvenientes para os nossos passageiros, com a implementação da aplicação”.

“Douro Azul investe 100 milhões na frota em ano de pandemia”
O diretor de navegação da Douro Azul, comandante Hugo Bastos, revelou que a pandemia não fez abrandar o investimento na construção e renovação de navios na frota do grupo liderado por Mário Ferreira.

“Great Hotels of the World: Reservas nacionais aumentaram 70% em março”
“Após um início de ano difícil, com o segundo confinamento, em março estamos a 70% de 2019”, refere Pedro Colaço, CEO da Great Hotels of the World. O responsável acredita que as reservas vão continuar a subir no mês de abril, e que se mantenha um número elevado até outubro ou novembro. “O pico de reservas será, provavelmente, nos meses de abril e maio e durante o mês de agosto”, salienta.

Negócios

“TAP faz cair salários da negociação coletiva”
Os salários da contratação coletiva publicada em fevereiro caíram 0,1% em termos nominais, ou seja, sem contar com o efeito da inflação. A explicar este resultado está o processo de redimensionamento do grupo TAP, que ditou reduções salariais para os trabalhadores. Os dados foram publicados este mês pela DGERT. Desde, pelo menos, 2011 que em nenhum mês a variação salarial dos acordos coletivos de trabalho tinha sido negativa.

“Viagens turísticas para Portugal proibidas na semana da Páscoa”
“Na próxima semana, não haverá viagens turísticas para Portugal”, anunciou o ministro Eduardo Cabrita, na fase final do discurso feito na Assembleia da República. “Só serão admitidas” viagens consideradas “essenciais”, adiantando que até 5 de abril serão mantidos controles nas fronteiras terrestres do país.

Diário de Notícias

“Ryanair: mais vacinas em abril podem salvar o verão”
Líder da Ryanair volta a criticar os apoios públicos à TAP, comparando-as à atribuição de doces a crianças, que querem sempre mais.

Jornal de Notícias

“70% dos hotéis de Fátima fechados e alguns à venda”
A Aciso revelou ontem que em janeiro 72% dos hotéis em Fátima se encontravam fechados, taxa que poder ser replicada este mês, e adiantou que existem intenções de venda de algumas unidades. “2% das empresas responderam que ponderavam não reabrir, estando a pensar avançar para a insolvência”, diz a associação.

Jornal i

“Páscoa: sem circulação nem viagens, turismo fica em stand by”
Primeiro soube-se que os turistas estrangeiros poderiam circular entre concelhos apenas para se deslocarem de e para o alojamento. Depois, o Governo proibiu as viagens para Portugal na semana da Páscoa. Entidades turísticas já tinham dado esta época como perdida.

“Elidérico Viegas: «É uma falácia dizermos que temos turistas estrangeiros na Páscoa»”
O presidente da AHETA admite que este período está “completamente perdido” e todas as reservas que possam existir serão residuais.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.