Volta Nacional: “Vila Galé: «O sr. Johnson tirou-nos o tapete, e o arranque do verão foi desastroso»”

Vida Económica

“Indústrias da aviação e do turismo vão surgir mais sustentáveis e resilientes”
Os players das indústrias da aviação e do turismo anteveem uma recuperação rápida destes dois setores fortemente afetados pela pandemia e colocam todas as esperanças no certificado digital Covid e na harmonização de protocolos e da legislação. Em Tenerife reuniram-se 150 administradores e diretores séniores da indústria da aviação e do turismo no Aviation Event Tenerife para discutir os passos a dar para sair da crise que afetou profundamente estas duas indústrias, que estão totalmente interligadas.

“Vieira do Minho tem potencial para crescer na área turística”
Vieira do Minho tem-se afirmado de forma sustentada e eficiente no turismo. MAs é um concelho que tem potencial para crescer ainda mais, tendo em conta o que tem de bom para oferecer aos seus visitantes, quer em termos turísticos, quer ao nível do investimento, afirmou António Cardoso, presidente da Câmara de Vieira do MInho, durante uma mesa redonda sob o tema “Turismo no pós-Covid”.

Jornal Económico

“TAP coloca nas mãos de sociedade de advogados inquérito a diretor de RH”
A sociedade de advogados SRS Advogados foi escolhida pela TAP para liderar o processo de inquérito ao diretor de Recursos Humanos da companhia que ficou esta semana suspenso de funções no âmbito da revelação de um vídeo onde surge a comentar o processo de recrutamento que decorreu em Espanha.

“easyJet: «Acompanhamos com muita atenção as ajudas à TAP»”
A companhia aérea britânica continua a apostar no mercado nacional, tendo inaugurado esta semana a terceira base, no aeroporto de Faro. Num setor causticado pelos efeitos da pandemia, José Lopes, CEO da easyJet, lança um aviso sério sobre os contornos da ajuda financeira do Estado português à TAP e garante que não admitirá distorções à concorrência, estando a acompanhar o processo de perto junto da Comissão Europeia. Continua a ser difícil fazer previsões, mas José Lopes acredita na retoma da procura assim que regressem as condições de normalidade, assumindo o objetivo de chegar à liderança no destino da Madeira.

“easyJet persegue liderança no Funchal e em Faro”
A easyJet tem o objetivo declarado de chegar à liderança nas operações do aeroporto do Funchal, assumindo a dianteira nas rotas de e a partir do destino turístico da Madeira. José Lopes, CEo da companhia, assume esta meta estratégica e explica que para atingir o objetivo, a easyJet irá passar dos atuais três voos diários durante a semana, mais quatro ao fim-de-semana, entre Lisboa e o Funchal, para um total de quatro voos durante os dias úteis, acrescidos de cinco aos fins-de-semana.

“Vila Galé aposta na produção de azeite, vinho e frutas”
Numa herdade de 1.620 hectares em Beja, o grupo hoteleiro tem investido em olivais, vinhas e pomares. 20% da produção é absorvida nos hotéis; o resto é vendido online e na grande distribuição.

“AHRESP preocupada com sobrevivência das empresas”
A AHRESP está preocupada com as eventuais consequências do fim do regime excecional de proteção dos arrendatários, apelando à proteção dos inquilinos porque poderá originar “inúmeros despejos” e pôr em causa “A sobrevivência de muitas empresas” e dos postos de trabalho.

“Ryanair avança para tribunal contra Governo britânico”
A Ryanair e a empresa dona de três grandes aeroportos britânicos – Marichester Airports Group – vão avançar para tribunal contra o Governo britânico devido ao sistema de semáforo usado por Londres para as viagens internacionais.

Diário de Notícias

“Turistas começam a chegar a São Miguel atraídos por «destino seguro» e «incentivos»”
Após um ano e meio de Covid-19, em São Miguel a presença de turistas já é bem notória nos principais pontos turísticos, com os viajantes atraídos pela “segurança” do destino Açores e devido “aos incentivos promovidos”. Governo dos Açores suporta o custo dos testes Covid-19 prévios ao embarque para a região e atribui um voucher a quem visita o arquipélago para ser gasto na aquisição de bens e serviços locais.

Jornal de Notícias

“Portugal é o quarto país mais seguro do mundo”
Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo, sendo superado apenas pela Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca, indica o último ranking anual do Instituto de Economia e Paz. Surge ainda como os egundo país mais seguro da União Europeia.

“Oeiras quer ser Capital Europeia da Cultura 2027”
A Câmara de Oeiras apresentou ontem oficialmente a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção de serem Capital Europeia da Cultura 2027. A vencedora será anunciada em 2023.

Expresso

“Vila Galé: «O sr. Johnson tirou-nos o tapete, e o arranque do verão foi desastroso»”
As perspetiva de um verão forte para o turismo voltaram atrás desde que o Reino Unido removeu Portugal da lista verde de viagens – medida que ninguém esperava e que foi um choque para o setor, que se preparava para a reabertura de hotéis e estava a contratar pessoal. Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, critica o “exagero” da “decisão precipitada do Governo britânico”, que gerou um sério revés em Portugal, e antecipa 2021 como um “ano ainda muito difícil”, prevendo que só em 2023 se atinjam os níveis de 2019. “Grande parte das reservas que havia foram canceladas, mas o pior é a ausência total de novas reservas, que estavam a crescer a um ritmo extraordinário”, disse. E acrescenta: “A nossa posição este ano é a de manter os preços que temos, que são muito atrativos e competitivos”.

“Se a TAP despedir pilotos haverá guerra judicial”
O aviso está feito: o SPAC vai avançar com uma ação em Tribunal se a TAP optar pelo despedimento coletivo de pilotos.

“Luís Araújo: «Atualmente a nossa maior concorrência é o medo de viajar»”
O Certificado Digital Covid, criado para agilizar as viagens na Europa já a partir de 1 de julho, é um dos aspetos que antecipa um “bom verão”. A longo prazo o objetivo é projetar Portugal como um dos destinos mais sustentáveis do mundo e alcançar as metas traçadas para 2027. O país continua a despertar grande interesse como destino turístico, garante Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.