Volta Nacional: “Voos-fantasma? TAP concorda com dispensa de slots nos aeroportos”

Vida Económica

“Movimento nos aeroportos nacionais cresceu 39%”
Os passageiros nos aeroportos nacionais ascenderam a 24,8 milhões no ano passado, o que se traduziu num aumento de 39% face ao ano anterior, segundo a Vinci.

Expresso

“Opinião: «TAP: Um BES com asas»”
Por Luís Marques. “O plano de reestruturação da TAP recentemente aprovado por Bruxelas faz lembrar a resolução do falido Banco Espírito Santo (BES). Consistiu a «genial» ideia dos eurocratas em dividir o BES em dois. (…) A TAP está também dividida em duas. A TAP SGPS onde foram colocados os ativos problemáticos, que será a TAP má e é para extinguir. E a TAP SA, a TAP supostamente boa, que será limpa, embelezada e vendida quando aparecer o noivo desejado”.

“Voos diretos são mais caros em Portugal há quase duas décadas”
É a lógica dos hubs e a lei da oferta e da procura: os voos diretos são substancialmente mais caros do que os voos com escala em mais do que um aeroporto. É assim na TAP há quase duas décadas e em todas as companhias que fazem voos transcontinentais e têm médio e longo curso. A diferença pode ser de várias centenas de euros, e a variação de preços é chocante. Mas é o mercado a funcionar e é assim em todo o mundo.

“TAP: Air France ganhou força, Lufthansa perdeu favoritismo”
Se for governo, o PS quererá privatizar 50% da TAP, António Costa disse-o em campanha. Se o cenário se concretizar, será numa percentagem semelhante à que foi estabelecida com David Neeleman no primeiro governo de Costa. Já foi noticiado pelo Expresso que a alemã Lufthansa, o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM, e a IAG, liderado pela British Airways e a espanhola Iberia, sinalizaram junto do Governo o interesse na TAP. Fora da corrida deverá estar a IAG. A disputa deverá fazer-se entre Lufthansa e Air France. Mas o modelo está em aberto, pode ser uma aquisição ou uma fusão.

Público

“Foram entregues garantias de 11 milhões para construir hotéis na lagoa dos Salgados”
Com a proposta de criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados, cuja consulta pública terminou ontem, ambientalistas e município acham que se enterraram de vez os chamados “direitos adquiridos”. Mas há ações judiciais a decorrer e as indemnizações poderão ser avultadas. A Câmara de Silves, no dia 3 de agosto de 2017, emitiu o alvará de licenciamento do PP da Praia Grande, aprovado em 2008, a favor da empresa Finalgarve – Sociedade de Promoção Turística. A salvaguarda da execução das infraestruturas foi assegurada pelo depósito de uma garantia bancária de 10.732.000 euros, a favor da autarquia. Prevê-se construção de três hotéis, dois aldeamentos turísticos (1847 camas) mais um campo de golfe de 18 buracos.

“Tráfego aéreo 46% abaixo do recorde de 2019”
Em comparação com 2020, registou-se uma recuperação de 28% no tráfego aéreo em Portugal ao longo do ano passado.

Diário de Notícias

“Opinião: «TAP. Turbulência ao longo da rota»”
Por António Capinha. “A TAP tem 75 anos de existência e uma das suas principais marcas é que se podem contar pelos dedos de uma mão os anos em que a companhia teve resultados positivos. (…) Pois é, tem sido um voo com muita turbulência sem conseguirmos estabilizar a TAP, rentabilizá-la e pô-la a dar lucros. Assim sendo, talvez seja melhor mesmo vendê-la ou associá-la a quem a sabia gerir. Para quê a nacionalização de um ativo que foi sistematicamente deficitário?”

“CTP: «O turismo, um dos motores da economia, foi praticamente excluído do PRR»”
Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, a primeira medida que o novo governo deverá tomar deverá ser “a implementação na prática dos apoios à capitalização das empresas para fazer face às consequências da pandemia. Apoios que foram aprovados há já quase dois anos, mas não saíram do papel”.

Novo Semanário

“Voos-fantasma? TAP concorda com dispensa de slots nos aeroportos”
Há companhias aéreas a operar voos-fantasma durante a pandemia para cumprirem as regras da Comissão Europeia. O objetivo? Manter os tão cobiçados slots em aeroportos estratégicos, as jóias da coroa no setor da aviação. O CEO da Lufthansa disse recentemente que a companhia prevê operar 18 mil voos dispensáveis durante o inverno. A Brussel Airlines também estima manter cerca de três mil voos que não precisaria de reaizar até ao final de março. Ambas as revelações pressionam a CE a rever as exigências para manutenção dos slots. A TAP não abre o jogo, limitando-se a revelar que “concorda que deve haver dispensa de slots, tendo em conta os efeitos da pandemia no setor”.

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