Volta Nacional:“Eventos desportivos têm impacto de 100 milhões em Lisboa”

Económico
“Crise leva cidades brasileiras a cancelar festejos de Carnaval”
Carnaval sem Brasil ou Brasil sem Carnaval é uma equação aparentemente falhada, mas este ano é já certo que acontecerá em várias localidades do país liderado por Dilma Rousseff, devido à pior recessão desde os anos de 1930.Segundo revelou ontem o jornal ‘Financial Times’ a descida da cotação do real e a subida da inflação estão a levar várias cidades a cancelarem os desfiles de Carnaval, numa altura em que é esperado que o PIB#recue 2,99% em 2016, depois de ter encolhido 3,7% no ano passado. Um exemplo vem de Campinas, cujo director de cultura, Gabril Rapassi, explicou que os cofres públicos não têm capacidade para suportar o Carnaval de 2016, com custos na ordem dos 300 mil euros. Este responsável explica que a queda nas vendas dos negócios locais levou a uma depauperação do orçamento municipal, o que impede a comparticipação nos gastos das escolas de samba.

Público
“Estado Islâmico ataca pela primeira vez coração do turismo na Turquia”
A Turquia sente novamente a proximidade com a guerra na Síria. Na manhã desta terça-feira, um bombista suicida que o Governo turco diz pertencer ao grupo Estado Islâmico fez-se explodir num dos locais turísticos mais populares de Istambul. Matou dez pessoas e feriu 15, duas delas em estado grave. O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão diz que pelo menos oito mortos e nove feridos são turistas alemães. Fontes turcas asseguram que são nove vítimas alemãs. Há, de resto, um morto e um ferido peruanos e um norueguês no hospital.

Jornal de Negócios
“Livraria Lello quase triplicou venda de livros em seis meses “
A Livraria Lello, no Porto, aumentou em quase 300% a venda de livros diária nos últimos seis meses, apesar de receber menos visitantes, disse esta segunda-feira, 12 de Janeiro, o administrador do espaço que completa o 110.º aniversário na próxima quarta-feira.
“Air Europa acusada de cobrar 60 euros por entrevistas de trabalho”
A Air Europa Express, companhia que resultará da transformação da Aeronova após a aquisição por parte do grupo espanhol Globalia, estará a cobrar 60 euros aos candidatos a tripulantes.A denúncia partiu da secção do sindicato espanhol Union Sindical Obrera (USO) na Air Europa, que acusa o grupo – que chegou a estar na corrida para a privatização da TAP,mas depois desistiu – de exigir o pagamento desta verba a quem queira ter acesso ao processo de selecção para pessoal de cabine.

“Eventos desportivos têm impacto de 100 milhões em Lisboa”
O estudo “Avaliação os Impacto dos Grandes Eventos Desportivos em Lisboa/ 2014-2015”, que a Câmara de Lisboa encomendou ao INDEG-ISCTE, analisou o impacto direto e indireto para a economia da cidade de 17 grandes e médias provas desportivas de várias modalidades, realizadas entre setembro de 2014 e agosto de 2015. Nas suas primeiras conclusões indica que o impacto total foi de cerca de 100 milhões de euros (de 93 a 109 milhões). O impacto para a hotelaria foi superior a 9,01 milhões, para a restauração de 7,2 milhões, em compras 11,6 milhões.

Diário de Notícias
“Taxistas e pilotos juntam-se às críticas à nova 2ª Circular”
No dia em que Fernando Medina garantiu que o plano para a 2ª Circular vai melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança na via levantaram-se mais vozes contra o projeto. A Associação Portuguesas dos Pilotos de Linha Aérea ficou “atónita” por entidades aeronáuticas não terem sido ouvidas sobre eventuais riscos do projeto. Em causa estão questões de segurança relacionadas com as aves, perigo que a autarquia garante não existir. Já os taxistas ouvidos pelo DN consideram que a requalificação da 2ª Circular não vai resolver nada.
Jornal de Notícias
“Lello transforma turistas em leitores”
Livraria comemora hoje 100 anos. Novo sistema de entradas pagas melhorou negócio. Hoje, são vendidos mais de 500 livros por dia.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.