Volta Nacional:“Mais mudanças de cadeiras no Turismo de Portugal”

Económico
“Mais mudanças de cadeiras no Turismo de Portugal”
A mudança de cadeiras na direcção do Turismo de Portugal (TdP) não pára. Depois do anúncio da saída de João Cotrim de Figueiredo da presidência – que será substituído pelo administrador do grupo Pestana, Luís Araújo – é agora a vez do vogal e até agora responsável pela área de promoção, Luís Matoso. O Diário Económico sabe que a carta, na qual, Luís Matoso colocou o lugar à disposição já foi apresentada na terça-feira à tutela. Na mesma carta em que coloca o lugar à disposição, o gestor terá comunicado que a saída da direcção do Turismo de Portugal tem efeitos a partir de amanhã, sexta-feira. O novo presidente do TdP terá assim que “arrumar a casa” quando assumir a presidência que, para já, será com carácter interino.
Público
“Governo levanta restrições à venda de ações da TAP para permitir a entrada de chineses”
As restrições impostas no passado ao comprador da TAP, que impediram o consórcio Atlantic Gateway de vender ações da companhia, terão de ser levantadas para garantir não só que o Estado recupera 50% do capital mas também a entrada dos chineses da Hainan Airlines na estrutura acionista. Uma vez concluídas as duas operações, as restrições são para manter, garantiu ao Público fonte oficial do Ministério do Planeamento e Infra-Estruturas.
Jornal de Notícias
“Autonomia da TAP face à Azul aflige sindicatos”
Os sindicatos que começam hoje a reunir com o Governo estão preocupados com a manutenção da atividade da TAP face à Azul, a transportadora de David Neeleman. Garantir que a empresa nacional será autónoma e não canibalizada pela brasileira está no centro das preocupações dos trabalhadores.
“ASAE encerra residencial por falta de segurança”
Dois inspetores da ASAE, o delegado de saúde de Ferreira do Alentejo e o comandante dos Bombeiros Voluntários, acompanhados de cerca de meia centena de militares da GNR do Comando Territorial de Beja encerraram ontem, compulsivamente, o antigo Complexo Turístico das Picanheiras, pensão residencial de terceira categoria, por falta de condições sanitárias e segurança.
Diário de Notícias
“Barreiro compra quinta à beira-rio e salva moinho histórico com vista sobre Lisboa”
Foi o maior e mais antigo moinho de maré do estuário do Tejo, no entanto, o abandono condenou-o ao vandalismo e, a 14 de fevereiro de 2011, um incêndio que acabou por destruir o Moinho do Braamcamp, localizado em Bico do Mexilhoeiro, no Barreiro. De acordo com o Diário de Notícias, cinco anos depois a autarquia vai comprar a Quinta do Braamcamp ao Banco Comercial Português, por 2,8 milhões de euros. O presidente do município, Carlos Umberto, assume que será dada prioridade à recuperação do moinho, acrescentando que esta zona da cidade se adequa à criação de “um grande espaço público para atividades lúdicas, desportivas, náuticas e de lazer. Eventualmente com alguns equipamentos e atividade económica, como restauração”.
Negócios
“Trabalhadores da ANAC querem salários fixados com os critérios da gestão “
A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) quer ter acesso ao parecer da comissão de vencimentos do concelho de administração (CA) daquela entidade, a qual esteve na origem dos aumentos salariais dos gestores em 150% no ano passado. Num comunicado aos trabalhadores a propósito de uma reunião com o conselho de administração em finais de janeiro, a CT afirma ter dito à administração da ANAC que os trabalhadores têm “como expetativa e como referência base o parecer da comissão de vencimentos do CA”.
“Pessoal de voo quer SATA no Porto”
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) quer que a SATA assuma o lugar da TAP no Porto, após a decisão da companhia em abandonar quatro rotas para Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona.
Jornal i
“TAP.Moreira deixa presente envenenado a Costa”
Sem declarações aos jornalistas: foi assim que terminou ontem a reunião de António Costa com Rui Moreira por causa da TAP, um encontro que serviu para o presidente da Câmara do Porto formalizar as queixas que tem feito ao longo dos últimos dias.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.