Volta Nacional:“Pequim ainda tem de aprovar dinheiro chinês para a TAP “

Diário de Notícias

“Só TAP e Sata não reforçam voos no Porto”

Mais voos garantidos para o verão. No final do ano, o Aeroporto Sá Carneiro deve movimentar nove milhões de passageiros.

“Motoristas do Uber agredidos por grupo de taxistas”

Um motorista e um colaborador da Uber foram agredidos, ontem de manhã no Porto, junto ao hotel Sheraton, por um grupo de quatro taxistas. Desacatos que aconteceram no mesmo dia que o Tribunal da Comarca de Lisboa condenou umtaxista por furar os pneus de uma viatura da Uber.

Jornal i

“Portugal já tem tantos turistas como habitantes”

País passou pela primeira vez a barreira dos dez milhões de hóspedes estrangeiros. Ingleses são a maioria, mas foi na Alemanha e na França que houve mais crescimento. Queda do petróleo, desvalorização do euro e insegurança nos países concorrentes ajudaram.

Jornal de Notícias

“Mais de 36 700 lugares a partir do Porto”

Todas as companhias aéreas que voam a partir do Aeroporto Sá Carneiro já asseguraram um reforço das suas operações para o verão deste ano. Serão mais cerca de 36 700 lugares por semana, contra os oito mil lugares que a TAP deixa de fazer nas rotas Milão, Roma, Barcelona e Bruxelas, durante o mesmo período, segundo os números da autarquia do Porto. O JN sabe que a SATA também reduzirá em 1200 o número de assentos disponíveis. Em termos líquidos, o Porto terá um ganho a rondar os 27 500 lugares adicionais por semana.

“População cansada do ruído de esplanadas”

Os moradores da baixa pombalina e do Centro Histórico de Lisboa queixam-se do ruído e insegurança causados pela “proliferação selvática” de esplanadas, exigindo que a requalificação daqueles equipamentos no espaço público conserve a identidade da capital.

Público

“Pode a TAP deixar de ser uma companhia de bandeira?”

Pode a TAP deixar de ser uma companhia de bandeira e, portanto, detentora do monopólio de algumas rotas a partir de Portugal? O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, não quis dizer se esta é uma das questões que irá levar à reunião que tem agendada, esta quarta-feira, com o primeiro-ministro, António Costa, mas o tema tem sido recorrente nas críticas que o autarca tem feito à companhia nacional e, esta terça-feira, voltou a ser referido, durante uma declaração aos jornalistas em que Moreira disse estar “satisfeito” com a disponibilidade da Ryanair para avaliar a possibilidade de começar a voar para Milão-Malpensa e reforçar os voos para os outros destinos europeus que a TAP irá deixar de operar a partir do Porto.

“Turismo aumentou rendas e “escorraçou” gente do centro de Lisboa, dizem autarcas”

O PCP defende que a Câmara de Lisboa deve suspender o licenciamento de novas unidades hoteleiras na cidade e avaliar o impacto das já existentes na qualidade de vida dos cidadãos. A proposta dos comunistas foi chumbada pela Assembleia Municipal de Lisboa, numa votação que ficou marcada pela ausência dos presidentes das três freguesias nas quais o turismo tem um peso mais evidente. Tanto o PS como o PSD votaram contra a suspensão pedida pelos deputados comunistas, mas os autarcas de Santa Maria Maior e da Misericórdia (ambos do PS) e de Santo António (do PSD) não participaram na votação, apesar de terem estado presentes na sessão desta terça-feira da assembleia municipal.

Negócios
“Pequim ainda tem de aprovar dinheiro chinês para a TAP “
A entrada da Hainan Airlines no capital da companhia brasileira Azul, incluindo o empréstimo para a compra de obrigações da TAP, ainda está dependente das aprovações do governo chinês e da concorrência brasileira. Este é um dos riscos do negócio referidos pelas administração da HNA no anúncio publicado na imprensa chinesa no passado dia 5 de fevreiro. A outra incerteza apontada prende-se com a aprovação do negócio por parte do Conselho Administrativo de Defesa Económica, a autoridade da concorrência brasileira.

“Ryanair reforça nas rotas do Porto que TAP deixou”

O reforço dá-se em três das quatro rotas que a TAP vai abandonar já em março.

Económico
“Turismo confirma 2015 como o melhor ano de sempre”
Portugal recebeu 17,4 milhões de turistas o ano passado. O crescimento de visitantes das várias regiões é um dos factores que contribuiu para mais um ano de indicadores recorde.

“Hoteleiros reivindicam menos burocracia e redução de taxas”
O crescimento do sector do turismo poderia ser ainda mais impulsionado se houvesse uma redução dos custos de contexto e de taxas associadas que permitissem aumentar a rendibilidade do negócio. Quem o defende são os empresários de hotelaria que destacam que o preço médio por quarto é baixo e não reflete todos os custos suportados pelas unidades.

“Governo recebe sindicatos da TAP”
Começa hoje uma intensa ronda de contactos entre o Governo e os vários ‘stakeholders’ da TAP com a privatização como pano de fundo. O memorando de entendimento assinado há pouco mais de uma semana entre o Governo e os novos accionistas da companhia aérea será esmiuçado em encontros com os sindicatos, com a sociedade civil e com a Câmara Municipal do Porto. A posição da companhia aérea no Aeroporto Sá Carneiro será, aliás, tema comum nas várias reuniões. A Associação Peço a Palavra abre as hostilidades reunindo ainda hoje de manhã com o secretário de Estado das Infra-estruturas, que tem a tutela da empresa. Será, aliás, Guilherme W. d’Oliveira Martins que irá representar o Governo em todos os contactos, excepto na reunião com o presidente da Câmara do Porto.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.