Volta Nacional:”Portugal recebeu 5,5 milhões de turistas de congressos nos últimos cinco anos”

Diário Económico

“Portugal recebeu 5,5 milhões de turistas de congressos nos últimos cinco anos”
Portugal registou, no ano passado, a participação de 70,3 milhões de pessoas no âmbito dos 229 congressos promovidos em território nacional. Desde 2009, este segmento de turismo teve um incremento no número de participantes superior a cinco milhões e no que se refere a reuniões realizaram-se mais 61 eventos. Atualmente, Portugal ocupa o 15º lugar no ranking mundial na realização de conferências. Mas agora que Lisboa ganhou a Web Summit, o ranking poderá sofrer alterações.
Diário de Notícias

“Lisboa ganha sprint e acolhe maior encontro mundial de start-ups”
Paddy Cosgrave sentiu-se atraído pela magia da história de Lisboa mas, quando chegou o momento de decidir que cidade iria acolher “o novo capítulo” da Web Summit, o que colocou a capital portuguesa à frente da concorrência foi o ambiente inovador e a capacidade de infra-estruturas. Lisboa ganhou um sprint em que entraram Paris, Barcelona e Amesterdão, e vai tornar-se a nova morada da Web Summit durante (pelo menos) 2016, 2017 e 2018.

“Dez razões para conhecer Portugal”
É à boleia de uma crónica publicada no New York Post que Portugal passa a ter um novo estatuto: “O mais novo querido da Europa”. Eis o título que a autora Jessie Knadler encontrou mais adequado para retratar uma viagem pelo país, onde concluiu que a zona Centro de Portugal até pode não ter vindo a receber tanta atenção como as “deslumbrantes” – assim considerou – regiões do Alentejo e Algarve. Mas, afiança, essa tendência está “prestes a mudar”. Pela crónica desfilam 10 razões para se partir à descoberta por cá, sugerindo, por exemplo, uma viagem sem GPS, optando-se antes pelo mapa tradicional.
Público

“Maioria das Pousadas da Juventude ficou por concessionar”
O resultado dos dois concursos públicos para a concessão de um total de 14 Pousadas da Juventude, deixou nove unidades por concessionar. A gestão das cinco restantes será entregue a privados (nomeadamente empresas e federações desportivas), numa operação que permitiu um encaixe de 250 mil euros à Movijovem, a entidade pública que gere a rede nacional e é detida em 80% pelo Instituto Português da Juventude e em 20% pela Associação de Utentes das Pousadas da Juventude. Prevê-se que o investimento adicional feito pelos vencedores dos concursos ultrapasse os 500 mil euros. Além das cinco concessionadas através de concurso público – localizadas em Aljezur, Penhas da Saúde, São Pedro do Sul, Vilarinho das Furnas e Viseu – outras quatro vão passar a ser geridas por câmaras municipais (Setúbal, Braga, Oeiras, Vila Real). Há ainda uma nova pousada a inaugurar em novembro em Celorico de Basto e que é o primeiro caso de cedência de marca.

“Lisboa vai acolher um dos maiores eventos de tecnologia da Europa”
Os milhares de participantes terão um peso significativo no setor turístico da cidade.
Negócios

“Lisboa é a nova Berlim das start-ups”
A capital alemã tem sido nos últimos anos um farol para as novas empresas tecnológicas. Mas a chegada da Web Summit poderá colocar Lisboa lado a lado com Berlim no mapa mundial de criação de novas empresas.

“Turismo garante que Lisboa está preparada”
“Estamos preparados” para a enchente da Web Summit, assegura João Cotrim de Figueiredo. Para o presidente do Turismo de Portugal, a verdadeira importância está na capacidade de o evento “criar ruído comunicacional” e posicionar Lisboa como um destino atrativo para os empreendedores. Decorrendo em novembro, a Web Summit acaba por representar uma ajuda para atenuar a sazonalidade. “É certo que o evento irá aumentar a procura nos nossos hotéis, porque se trata tipicamente de um mês de época baixa”, admite Flavio Leone da AccorHotels.

“Uber com atividade limitada em França”
O Tribunal Constitucional de França considerou esta terça-feira que a atividade da empresa Uberpop no país não é legal. O tribunal considerou válida a chamada “lei Thévenoud” que impede a organização de sistemas de transportes que, sem pertencer a nenhuma empresa de transportes, realizem estes serviços.

“Pizzas de bacalhau são o novo negócio do arquiteto de Lisboa”
Pizzas de bacalhau, sardinha e chanfana. João Fernandes chama-lhe uma “reinterpretação” da gastronomia tradicional portuguesa, em cima de massa redonda, feita com farinha italiana. Trata-se da pizzaria Vestigius, no Cais do Sodré, em Lisboa.
Jornal de Notícias

“Parque de ondas perfeitas na Madalena daqui a dois anos”
A autarquia de Vila Nova de Gaia e a SVQ Invest vão trazer para a zona da Madalena um inovador parque de ondas artificiais, que deverá estar concluído dentro de dois anos, na zona da Madalena, graças a um investimento privado na ordem dos 10 milhões de euros. o Wavegarden é um novo conceito de tecnologia que cria ondas artificiais em piscinas, desenhado de forma a poder proporcionar até 120 ondas tubulares e perfeitas por hora.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.