Voo inaugural da EL AL homenageado em selo comemorativo do 70º aniversário de Israel

Voo inaugural da EL AL homenageado em selo comemorativo do 70º aniversário de Israel

Categoria Transportes

A EL AL Israel Airlines, companhia israelita, representada em Portugal pela ATR foi homenageada num selo comemorativo do 70º aniversário de Israel.

Em homenagem ao 70º aniversário de Israel, os Serviços Filatélicos de Israel emitiram uma série especial de selos, saudando o Estado de Israel e as Forças de Defesa de Israel. A série inclui um selo que marca 70 anos de aviação civil em Israel.

A aeronave “Herzl” da EL AL, que voou o voo inaugural oficial da companhia aérea para o aeroporto de Orly, perto de Paris em 1948, é retratada num selo especial emitido pelo Correio de Israel, assinalando 70 anos de aviação civil em Israel.

Os selos podem ser comprados nas agências do Posto de Israel. O valor nominal do selo é NIS 11,60.

Dan Goldstein, CEO da Israel Post, comentou: “O selo da aviação civil comemora as atividades da EL AL durante as suas décadas de existência e serve para destacar as realizações da aviação de Israel desde a fundação do país.”

O CEO da EL AL, Gonen Usishkin, agradeceu aos Serviços Filatélicos na cerimónia e relatou que oficialmente a EL AL foi fundada em 1949, mas em setembro de 1948 a companhia aérea descolou num voo inaugural para trazer o Presidente Chaim Weizmann de Genebra para Israel. Ele explicou que os suíços não permitiriam a aterragem de aeronaves militares no seu país, então a EL AL rapidamente transformou o Skymaster DC-4 numa aeronave civil. O avião que inaugurou a era da aviação civil tinha o nome de “Rehovot”.

 

 

 

Descrição do carimbo:

O selo apresenta o Skymaster DC-4 4X-ACD, com o nome “Herzl”. Este avião voou a 31 de julho de 1949 no voo oficial da EL AL de Lydda para o Aeroporto de Orly, perto de Paris, com uma paragem de reabastecimento em Roma. Na guia do selo, estão retratadas as aeronaves Dreamliner 787 (fotografias cedidas pelos Arquivos do Património da EL AL).