Inovação, confiança e compromisso sustentável: são alguns dos valores da World2Meet (W2M). O grupo de turismo, sediado em Palma de Maiorca, Espanha, apresentou esta quinta-feira, no hotel VIP Executive Art’s Hotel, em Lisboa, a programação para 2022.
Num pequeno-almoço com os jornalistas, Gabriel Subías, CEO do grupo W2M, anunciou que o objetivo é oferecer “propostas que mudam a forma de viajar”. O grupo de viagens detido pela Iberostar encerrou 2021 com uma faturação de 440 milhões de euros e com “102 mercados de origem e mais de 500 hotéis através da plataforma”, sublinhou o responsável. O objetivo continua a ser “desenvolver um projeto turístico” em que “os clientes estão no centro”, até porque “os comportamentos do público mudaram”. A pensar nisso, o grupo tem investido fortemente no desenvolvimento tecnológico, tendo canalizado 14 milhões de euros para esta área.
Sobre novidades, Gabriel Subías anunciou a introdução de três novos aviões A330 na companhia aérea do grupo, a Word2Fly, reforçando que o objetivo é ter uma “oferta integrada” que “cubra todos os aspetos da viagem”. Desta forma, a marca da W2M “New Blue” passa a operar de Portugal com mais destinos. Com presença em Portugal desde 2021, a marca, que oferecia apenas como destino Punta Cana, “vai ter, este verão, quatro destinos: Punta Cana, Cancun, Varadero e Orlando, operados pela World2Fly” e com partidas de Lisboa e Porto: “Estes destinos estão apenas disponíveis em pacote e não como voo regular”, refere. A operação que arranca a 3 de abril para Punta Cana, tem capacidade máxima para 388 passageiros em cada aeronave, acrescenta o responsável.
Outra “grande aposta” em Portugal será da marca Icárion, já anunciada, dedicada a grandes viagens, com reforço de “equipas de primeiro nível” com muito conhecimento e know-how. Duarte Correia, representante e managing director do grupo W2M em Portugal, salienta que o operador “é de longas viagens, não charter” e vende “mais de 70 destinos” com 400 programas em aberto.
Olhando para o estado da operação do grupo, Duarte Correia considera que está “a correr bem”, com as vendas para a Páscoa, no operador NewBlue, a manterem-se a bom ritmo: “Nos últimos 10 dias, houve um arrefecimento no mercado e as reservas baixaram ligeiramente, mas estão dentro das expetativas”, considera o responsável.
Punta Cana é o destino com melhor desempenho: “É o mais apetecível a nível nacional”, afirma o representante português, acrescentando que Cancun e Cuba estão em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Dentro dos destinos de longo curso, as Caraíbas e Orlando ocupam o topo das preferências. Aliás, a aposta tem sido neste destino nos EUA, até porque o objetivo é “aumentar a oferta com um destino diferente e não ir sempre no tradicional. O mercado está sempre com apetência para novos destinos e nós seguimos aquilo que o cliente nos pede”, reforça.
Relativamente à rede de agências de viagens da W2M, a “Azul Marino”, o CEO do grupo destaca o grande crescimento: “Começou com 26 pontos de venda e agora tem 35”. No entanto, este crescimento foi estancado e não é prioritário aumentar pontos de venda em Portugal: “O setor está muito abalado para já”, sintetiza.
Gabriel Subías aproveitou também esta conferência de imprensa para mostrar a marca W2M Pro, dedicada à gestão de hotéis: “O mercado ibérico é a nossa primeira aposta”, referiu. O CEO sustenta que o objetivo não é que o projeto seja algo “local” mas sim, “algo mais ambicioso” que sirva todos os destinos. Queremos fazer as coisas bem”, refere.
Este pequeno-almoço da W2M acontece no segundo dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer na FIL (Feira Internacional de Lisboa) até ao próximo domingo, dia 20 de março.