Workshops Internacionais de Turismo Religioso no calendário do trade especializado

Workshops Internacionais de Turismo Religioso no calendário do trade especializado

Categoria Agenda, Inside

Realiza-se este ano a sétima edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), organizados pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima. Entre 7 e 9 de março, Fátima e Guarda estarão uma vez mais a postos para receber hosted buyers e suppliers, nacionais e internacionais, confirmando que o evento já faz parte do calendário do trade especializado.

Alexandre Marto Pereira, vice-presidente da ACISO, não hesita em reconhecer que os objetivos da organização têm sido sempre ultrapassados, a cada ano. E o primeiro grande objetivo é “claramente colocar o Turismo Religioso em foco, na perspetiva do trade, e não numa perspetiva académica, e sublinhar a importância deste produto para o país”, frisa o responsável, que garante estarmos perante “o maior evento mundial de encontro de profissionais que operam nesta área”. Fundamentais para este sucesso têm sido as parcerias desenvolvidas, ao longo destes anos, com o Turismo de Portugal, Turismo do Centro, as câmaras municipais de Ourém e da Guarda, e as ARPT’s, bem como com a TAP e dezenas de outras empresas que hoje patrocinam o evento.

“Hoje o Turismo Religioso é assumido por este Governo como um produto âncora para o país”, explica Alexandre Marto Pereira, admitindo que a atual secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, rem reforçado o apoio à promoção deste produto. “Aliás, o apoio ao turismo de herança judaica tem merecido uma atenção crescente como pilar importante de desenvolvimento turístico de algumas regiões do interior. Gostamos de pensar que fomos uns dos catalisadores da reflexão sobre tudo isto”, afirma o representante da ACISO.
Suppliers internacionais a crescer

O “core” dos WITR tem sido desde sempre, e continuará a ser, o momento das reuniões entre hosted buyers e suppliers. Atualmente, segundo a ACISO, quase um terço dos suppliers já é internacional e todos os hosted buyers são internacionais (nenhum espanhol).

Pela primeira vez na edição deste ano será introduzida a figura de Destino Convidado, que em 2019 será Israel. “O interesse de Israel em apresentar-se no evento sublinha que todos reconhecem os WITR como o palco principal para apresentação de destinos de turismo religioso”, assume Alexandre Marto Pereira.

Nas primeiras duas semanas de inscrições para o evento, inscreveram-se quase dois terços da totalidade de suppliers e a ACISO viu-se forçada a aumentar o número de mesas para expositores pois o número inicial previsto esgotou em quatro dias.

O Turismo Religioso em Portugal
De acordo com os números publicados em 2017, passaram por Fátima 9,4 milhões de visitantes (número que se aproxima das visitas ao Vaticano, aponta Alexandre Marto Pereira), com 1,3 milhões de noites, sendo que mais de 70% são estrangeiros. Hoje, cerca de um em cada quatro estrangeiros que dormem no Centro fazem-no em Fátima. Segundo a ACISO, os números de 2018 irão superar os de 2016, o melhor ano de sempre antes do Centenário.

Este artigo foi publicado na edição 317 da Ambitur.