World Gourmet Festival apresenta o melhor do Algarve com o mais jovem chef português com estrela Michelin

O aclamado chef português Rui Silvestre foi convidado para participar num dos mais antigos festivais de culinária de Banguecoque, que faz um tributo à cultura da comida de rua, tão típica na capital da Tailândia. Na 20.ª edição do World Gourmet Festival, Rui Silvestre estará acompanhado por alguns dos Chefs de cozinha mais prestigiados do mundo.

De 2 a 8 de setembro, aquele que foi o Chef português mais novo a receber uma estrela Michelin, irá juntar-se a 16 chefs de nove países do mundo para apresentar um festim internacional de culinária, na 20.ª edição do World Gourmet Festival, que irá decorrer no hotel Anantara Siam, em Banguecoque.

O notável crescimento desde a sua primeira edição faz do World Gourmet Festival um dos mais afamados festivais de culinária, focado em apresentar alguns dos melhores Chefs, enólogos e especialistas de cozinha a nível mundial, como forma de celebrar a harmonia entre a gastronomia e o vinho.

Em 2015, Rui Silvestre tornou-se o chef português mais novo a receber uma estrela Michelin, quando comandava a cozinha do restaurante Bon Bon, no Carvoeiro. No início deste ano, foi nomeado Chef de cozinha do restaurante Vistas (Monte Rei Golf & Country Club), em Vila Nova de Cacela.

Nascido em Valongo, no norte de Portugal, mudou-se aos dez anos de idade para o Algarve, onde vive desde então. Anteriormente, Rui trabalhou com o também vencedor de uma estrela Michelin, Christophe Bacquié, no Hotel La Ferme Saint Siméon, em França, e ainda no restaurante Costes, em Budapeste, liderado por Miguel Rocha Vieira.

Os pratos apresentados pelo Chef combinam técnicas francesas com os sabores portugueses, inspirados em ingredientes naturais, como o peixe e o marisco do Algarve.

Também confirmados para participar na 20.ª edição do World Gourmet Festival, encontram-se:

⦁ Wolfgang Becker: Restaurante Becker’s, em Trier, Alemanha (2 estrelas Michelin);
⦁ Hervé Deville: Momo, em Londres, Reino Unido;
⦁ Alan Geaam: Alan Geaam em Paris, França (1 estrela Michelin);
⦁ Kai Ho: Taïrroir, em Taipé, Taiwan (2 estrelas Michelin);
⦁ Chiho Kanzaki e Marcelo di Giacomo: Virtus, em Paris, França (1 estrela Michelin);
⦁ Ian Kittichai: Restaurante Club Issaya Siamese, em Banguecoque, Tailândia; Restaurante Tangerine, em Singapura; e ainda Spot Dessert Bar em Nova Iorque, Estados Unidos da América;
⦁ Hideki Ii: Shirosaka, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);
⦁ Richie Lin: Mume, em Taipé, Taiwan (1 estrela Michelin);
⦁ Angel Zapata Martin: Barrafina, em Londres, Reino Unido (1 estrela Michelin);
⦁ Hajime Otowa and So Otowa: Ciel et Sol, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);
⦁ Andrea Spagoni: BeefBar, em Hong Kong (1 estrela Michelin);
⦁ Yoji Tokuyoshi: Tokuyoshi, em Milão, Itália (1 estrela Michelin).

Cada chef será responsável pela apresentação de dois jantares nos restaurantes do hotel: Biscotti, Madison, Spice Market e Shintaro.

Numa estreia para o World Gourmet Festival, o hotel Anantara Siam Banguecoque apresenta a capital tailandesa como a melhor cidade de street food do mundo, com a realização de uma feira de rua, em que os vários participantes irão apresentar uma seleção das suas iguarias nos jardins do hotel. Outros eventos, como o Brunch Gourmet, terão lugar no dia 8 de setembro de 2019, no icónico lobby do hotel e no Aqua Bar, locais de eleição de quem lá passa.

O evento dá as boas vindas, não só a chefs de cozinha, mas também a todos os amantes da gastronomia, que poderão assistir às aulas de culinária apresentadas pelos vários chefs convidados e ainda provar alguns dos pratos preparados. Também o chef holandês Roger Van Damme, vencedor do prémio de Melhor Chef de Pastelaria a nível mundial nos prémios “Best Chefs Awards”, em 2017, fará parte da lista de convidados. Nos dias 5 e 6 de setembro, o Chef irá apresentar uma aula, na qual serão confecionadas quatro sobremesas no lobby lounge do hotel.

As reservas para o 20.º World Gourmet Festival, que terá lugar no hotel Anantara Siam, em Banguecoque, podem ser realizadas através do website www.worldgourmetfestival.asia, que disponibiliza todas as informações e preços relativos ao evento.

Durante o período do evento, o pacote de alojamento do Anantara Siam oferece a oportunidade de desfrutar de uma extraordinária experiência gastronómica com sabores de todos os cantos do mundo, apresentada por alguns dos mais prestigiados chefs reconhecidos internacionalmente. A começar nos 18 mil Bahtes tailandeses por noite (cerca de 523€), esta oferta inclui alojamento, pequeno-almoço buffet e dois lugares na mesa de um dos chefs convidados em cada noite de estadia no hotel. Os hóspedes têm ainda uma oferta de 15% para usufruir no conceituado Anantara Spa.