A WTM London foi uma das últimas feiras profissionais de turismo a ter lugar antes da pandemia mudar o mundo como o conhecíamos, e agora será uma das primeiras a regressar depois da Covid-19. Simon Press, exhibition director da WTM London, explicou à Ambitur que aqui serão assinados os primeiros contratos depois de um interregno de dois anos. Isto porque o evento será híbrido, estando sobretudo focado no retorno ao presencial, que terá lugar entre 1 e 3 de novembro, na ExCel London, mas também com uma componente online entre 8 e 9 de novembro, a WTM & TF Virtual.
“O novo formato híbrido significa que os buyers e os expositores poderão fazer negócios na ExCel London – e o elemento virtual permite que as empresas e organizações aumentem a perceção da sua marca e adiram a oportunidades de rede – mesmo se não conseguirem estar fisicamente presentes na feira”, esclarece o responsável.
Simon Press admite que não esperam retomar já os números de 2019, apesar de estarem a ter um número crescente de participantes a confirmarem a sua presença, sobretudo a nível de destinos europeus e do Reino Unido. Mas também destinos longínquos como Flórida, Las Vegas, Sri Lanka, Indonésia, Nepal, Taiwan, Tóquio ou Abhu Dhabi, entre outros, tem surpreendido a organização, que tem consciência de que as restrições às viagens não têm facilitado o registo de expositores e delegados. Por isso “estar na WTM London este ano poderá parecer um pouco diferente mas continuaremos a ser o local onde as ideias são geradas e as novas conexões feitas”, garante o diretor da feira.
E, se ainda não tem a certeza de que irá marcar presença, Simon Press frisa que no início do ano, a WTM London fez uma mesa-redonda com mais de 60 buyers que exprimiram a vontade de voltar a reunir cara-a-cara. “É isso que a indústria quer, reunir cara-a-cara”, diz. E adianta que numa altura em que o setor já olha para a uma recuperação dos turistas internacionais, é fundamental estar a par das tendências, prioridades e oportunidades para desbloquear o potencial de crescimento total do setor do turismo nos próximos anos, tais como turismo responsável, tecnologia, investimento e negócio. “Este ano é vital estarmos frente-a-frente, renovarmos relações de negócio e criarmos novas parcerias”, sublinha.
Portugal com 66 confirmações
E este ano, uma vez mais, Portugal irá marcar presença na WTM London que espera que os expositores continuem a trazer novidades do país, nomeadamente a nível de festivais, regiões e gastronomia que ainda não são tão conhecidos. Simon Press mostra-se entusiasmado com o facto de os britânicos poderem viajar para o nosso país sem necessidade de quarentena. Até à data desta entrevista, estavam confirmadas 66 participações portuguesas na feira de Londres, entre as quais o Turismo de Portugal e a MysticInvest Holding, adiantou o responsável. “Estamos muito animados com a presença europeia na feira”, realçou o diretor da WTM London, afirmando que os números de Portugal parecem “bastante promissores” e que houve muitas empresas a registarem-se sempre que o Governo britânico anunciava o alívio das restrições.
Do lado da WTM London, além da segurança e bem-estar de expositores, visitantes e pessoal, a organização lembra que todos os participantes terão que comprovar o estatuto Covid-19 através de prova de vacinação, prova de teste negativo ou prova de imunidade natural. O uso de máscara está altamente recomendado, especialmente em locais fechados ou com muitas pessoas. De resto, Simon Press sugere que que não perca sessões como da OMT e da WTTC, os Prémios do Turismo Responsável, ou a The Big Airline Session com John Strickland. Mas lembra que quem não conseguir assistir presencialmente todos os seminários e conferências estarão disponíveis na plataforma virtual.