WTTC lança Painel interativo de Recuperação da Procura de Viagens Covid-19

A WTTC lançou um novo painel que analisa a recuperação da procura de viagens em voos e hotéis, bem como as intenções de deslocação dos viajantes através de pesquisas online. O Painel de Recuperação da Procura de Viagens Covid-19 permite que os utilizadores acedam facilmente a informação turística qualitativa e quantitativa a nível global e regional, bem como para os 33 principais países do mundo, revelando a procura de viagens desde o início do ano e sendo atualizado quinzenalmente.

O Painel oferece uma forma útil de navegação através de um conjunto abrangente de dados à medida que a procura turísitca a nível mundial se altera, em consequência da reabertura gradual das fronteiras dos países com o levantamento das restrições de viagens.

O Painel é de livre acesso para todos os membros e não-membros da WTTC e proporciona duas visões distintas com base nas pesquisas e tendências do Google, e nas reservas através dos parceiros de pesquisa da WTTC no projeto.

A ForwardKeys disponibiliza dados sobre voos e a STR partilha taxas de ocupação hoteleiras.

Gloria Gueva, presidente e CEO da WTTC, afirma que “criámos um painel único com dados qualitativos e quantitativos que proporcionam perceções que poderão ser cruciais para ajudar o setor do turismo a retomar e definir o caminho para a sua recuperação. O nosso painel vai permitir aos decisores rastrearem o impacto das políticas públicas monitorizando as flutuações negativas e positivas de reservas aéreas e hoteleiras e também pesquisas online, bem como a confiança do consumidor”.

A responsável acrescenta: “A informação é essencial para que empresas, governos e outras organizações façam escolhas informadas e impulsionem a política que irá reanimar um setor que sofreu muito devido à pandemia”.

O novo painel oferece perspetivas através de duas vias. A primeira é através do Google Trends, onde todas as informações foram organizadas em segmentos de férias ou viagens, Aventura, Cultura, Urbano, Família, Sol&Praia e Serviços de Viagens. Cada segmento foi concebido usando um conjunto de 20 palavras-chave, abrangendo atividades, locais e destinos populares. Os segmentos proporcionam visões a nível regional e em países como o Reino Unido, EUA, França e Brasil.

A segunda via surge de perceções regionais através de atualizações bimensais sobre movimentos e reservas, com informação de voos da ForwardKeys, ocupação e tarifas médias diárias por quarto da STR e o Google Mobility Index, que mostra a atividade recreativa local.

Além disso, a Global Rescue disponibiliza dados que revelam o nível de “abertura” de cada país ou mercado, no contexto das restrições de viagens para combater a Covid-19.

O Painel indica que apesar da pesquisa de viagens continuar a ser inferior ao ano passado, a Europa está a liderar a recuperação, com as pesquisas agora apenas 20% abaixo de 2019. Contudo, a aventura é o segmento que está a recuperar mais depressa globalmente, apenas menos 10% do que no ano passado, versus 40% para outros segmentos como urbano, sol e praia, família ou cultura.

Em alguns países, como França e Alemanha, as pesquisas por viagens de aventura estão mesmo 50 a 70% acima dos níveis de 2019.

Pode aceder aqui ao Painel.