WTTC pede aos governos para implementarem instalações para testes nos aeroportos

WTTC pede aos governos para implementarem instalações para testes nos aeroportos

Categoria Advisor, Internacional

A WTTC está a pedir aos governos de todo o mundo para iniciarem um programa de investimento que garanta a implementação de instalações para testes abrangentes nos aeroportos, o que ajudará a prevenir a propagação da Covid-19 e levará ao regresso a viagens seguras.

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC, afirma que “é fundamental que todos os aeroportos com viagens internacionais implementem padrões de teste reconhecidos globalmente tanto para passageiros que entrem ou saiam dos países”. A responsável defende que tal será uma garantia para todos os turistas, mantendo “corredores aéreos” entre países e removerá quaisquer disrupções provocados por quarentenas que têm um impacto enorme no setor do turismo.

“Remover toda a Espanha da lista de exceções dos corredores de viagens do Reino Unido poderá provocar prejuízos irreparáveis ao setor do turismo. E também não faz sentido; embora Espanha como um todo, e a Catalunha em particular, tenham uma taxa de casos de coronavírus mais elevada do que o Reino Unido, a taxa na Andaluzia, Baleares e Canárias é na verdade inferior ao Reino Unido”, adianta a responsável.

Para a WTTC, o processo de controlo deve abranger medições de temperatura e testes com zaragatoas para todos os passageiros que chegam e partem com os resultados prontos em 24 horas, e somente os que testarem positivo – com ou sem sintomas – devem ser colocados em quarentena. Nos casos em que houver apps para apoiar estes sistemas, os passageiros devem ser aconselhados a usá-las.

“Vamos ter d viver com a Covid-19 num futuro próximo por isso devemos todos fazer o que podemos para proteger a saúde pública e salvar vidas, e ao mesmo tempo restaurar a confiança do consumidor, impulsionando a recuperação económica global, e salvando empregos de milhões de pessoas cujas vias dependem do setor do turismo”, sublinha Gloria Guevara.

Foto @ WTTC