WTTC: Pegada hídrica do turismo é menos de 1% do total global

A WTTC acaba de divulgar novos dados relacionados com o consumo de água no setor do turismo. Chris Imbsen, diretor de Sustentabilidade na WTTC, refere que a pegada hídrica do setor corresponde a apenas 0,6% do uso global de água, de acordo com os números mais recentes que respeitam a 2021.

Em 2019, quando o setor estava no seu auge, o consumo total de água por parte do turismo era apenas 50% superior, mas ainda inferior a 1% do total global de 0,9%.

O consumo direto de água pelo setor do turismo é significativamente mais baixo – em 2019 era de 0,2% do total global e caiu para metade, apenas 0,1% do total global.

Grande parte do uso de água do setor é indireto, através da sua cadeia de fornecimento, com a agricultura e a produção de alimentos a representarem dois terços da pegada hídrica total do turismo.

Entre 2010 e 2019, o setor turístico na Europa e na África reduziu o consumo direto de água. Na Europa, o consumo direto de água diminuiu 8% em na África caiu 6%.

Segundo Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, “estes novos e pioneiros dados revelam, pela primeira vez, o consumo de água do nosso setor, indicando que o turismo usa menos de 1% da água consumida em todo o mundo, com a maioria esmagadora desse consumo a vir da cadeia de fornecimento do setor. Os dados também referem que embora o setor tenha crescido em termos económicos por todo o mundo, a sua intensidade de consumo de água direta diminuiu. Os dados surgem do estudo mais aprofundado sobre o consumo de água do setor, e tal como os primeiros dados da pegada climática que divulgámos no ano passado, podemos também revelar as pegadas hídricas de cada país em termos turísticos. Isto permitirá aos governos trabalharem ainda mais com o setor para reduzir o consumo de água”.

A intensidade de água do turismo por unidade do PIB também decresceu desde 2010, tanto no consumo direto como no indireto, diz a WTTC. Em 2010, o setor consumia 0,57m³ de água por cada um dólar de contributo para a economia global. Em 2019, este número caiu 19% para os 0,46m³ de água por casa um dólar de contributo para a economia global.

Esta análise abrange 185 países.