WTTC prevê forte recuperação do setor do turismo em 2022

A WTTC acaba de divulgar que as reservas para viagens dentro da Europa no período da Páscoa aumentaram mais de 250%, enquanto as reservas para o verão estão atualmente 80% acima dos níveis de 2021. Segundo os dados da ForwardKeys, as reservas para os períodos da Páscoa e do verão dispararam face ao ano passado, animando a atividade turístico por todo o continente.

Segundo Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, “Os dados mais recentes de reservas revelam que os europeus estão a sentir-se animados em voltar a viajar. As reservas para a Páscoa e o verão parecem fortes. A ómicron afetou o início do ano mas à medida que o pico das infeções é atingido e os sintomas permanecem ligeiros, as pessoas estão novamente a reservar viagens”. E acrescenta: “Os problemas acontecem quando os governos reagem com restrições às viagens. A Organização Mundial de Saúde afirma que o fecho de fronteiras é inútil quando a Ómicron já existe na sociedade. Só contribui para prejudicar a economia e as fontes de rendimento”.

Julia Simpson diz ainda que segundo as evidências científicas mais recentes, apesar de ser mais transmissível, a Ómicron é menos severa e leva a menos hospitalizações e mortes. “Por isso estamos a pedir aos governos para reduzirem todas as restrições de viagens e permitirem que os viajantes totalmente vacinados se movimentem livremente”. A responsável sublinhou ainda que “Espanha, que está a realizar a Fitur, uma grande feira de turismo, mantém as suas fronteiras abertas e está a apoiar a liberdade de movimento e a economia”.

Segundo os dados de reservas, as viagens intra-europeuas na Páscoa e verão de 2022 deverão estar abaixo dos níveis pré-pandémicos apenas 38% e 45%, respetivamente. Contudo, à medida que os países vão relaxando as restrições, os sinais indicam que a recuperação está a ganhar força e poderá aproximar-se ainda mais dos níveis de 2019 ao aproximarmo-nos do verão.

Além disso, no primeiro trimestre de 2022, as viagens intraeuropeias tiveram um aumento de 275% nas reservas, com os dados mais recentes a apontarem para que as chegadas internacionais a destinos europeus assistam a uma subida superior a 280%, face a igual período de 2021.

De acordo com a WTTC, Espanha deverá ser o destino mais popular para viajantes europeus, com as chegadas intraeuropeias a Espanha no primeiro trimestre de 2022 a poderem subir 320% neste momento, face a igual período do ano passado, seguida pela Turquia.

À medida que as restrições continuam a ser aliviadas e a confiança do consumidor continua a aumentar, o setor europeu do turismo deverá sentir uma forte procura pelas viagens com um aumento expressivo nas reservas dos próximos meses.