WTTC prevê recuperação de mais de 100 milhões de postos de trabalho no turismo em 2021

Mais de 100 milhões de postos de trabalho poderão voltar ao setor do turismo em 2021, afirma a World Travel & Tourism Council (WTTC). Espera-se um forte verão de viagens com o setor a iniciar o caminho de recuperação, com muitas grandes empresas de turismo a registarem um aumento significativo nas reservas futuras.

A retoma do setor é sustentada pelas últimas previsões económicas da WTTC, que dão mais esperança para este ano às empresas e mulhões de pessoas que a indústria emprega.

No ano passado, no pico da pandemia, a WTTC alertou que 174 milhões de postos de trabalho no turismo estavam ameaçados. Porém, na sua mais recente análise, o cenário mais otimista antecipa que até 111 milhões de postos de trabalho podem ser recuperados – mas continuaria 17% abaixo dos números de 2019, com menos 54 milhões de empregos.

Este cenário otimista, com a recuperação das viagens, apoia-se em programas de vacinação e uma adoção célere de testagens e rastreios, juntamente com uma sólida e contínua cooperação internacional dos setores público e privado.

Contudo, a previsão mais conservadora ainda veria uma recuperação de 84 milhões de postos de trabalho, 25% abaixo dos níveis de 2019, com menos 82 milhões de empregos. Neste cenário, a recuperação das viagens internacionais é impulsionada no segundo semestre de 2021. As vacinas seriam implementadas mais gradualmente, abrandando a remoção das barreiras de viagens a nível mundial e ainda haveria restrições, diminuindo a procura e reduzindo a confiança dos consumidores.

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC, afirma que “estamos ansiosos por um forte verão de viagens, graças à combinação do uso da máscara, à implementação global da vacinação e à testagem nas partidas abrindo uma vez mais as portas às viagens internacionais. O nosso último relatório sustenta-o e demonstra que existe esperança no horizonte para o setor global do turismo e das viagens, com a possível recuperação de até 111 milhões de postos de trabalho. Esta previsão surge como enorme alívio e será bem-vinda como início da tão esperada retoma para um setor que sofre há tanto tempo a crise das restrições de viagens”.

A responsável acrescenta: “A WTTC previu inicialmente a retoma do setor através do seu Plano de Recuperação de 100 Milhões de Postos de Trabalho, apresentado na reunião histórica dos ministros do Turismo G20, em outubro, que reuniu, pela primeira vez, 45 CEOs membros da WTTC. Agora acreditamos que a retoma do setor será uma realidade graças, em parte, ao compromisso e determinação da WTTC em salvar e apoiar o setor”.

Gloria Guevara avisa porém que “há ainda um longo caminho pela frente e vamos encontrar muitos solavancos. A vacinação em grandes mercados emissores como o Reino Unido e os EUA vai ajudar-nos a sair desta pandemia para um mundo onde uma vez mais as viagens podem proliferar. Não podemos depender apenas de uma solução e da vacinação para retomar as viagens internacionais; a testagem nas partidas continuará a ser essencial para restaurar as viagens bem como o respeito pelos protocolos de segurança e a recuperação do maior número possível de postos de trabalho no turismo”.

A nova análise revela que no melhor cenário, o contributo do turismo para o PIB global vai diminuir 17% face aos valores de 2019 para 7.4 triliões de dólares. E a WTTC acredita que tal seja alcançável com as testagens nas partidas, o uso obrigatório da máscara e a implementação mundial de programas de vacinação.

Nas previsões mais conservadoras, com uma recuperação mais lenta, o contributo do setor vai cair em mais de um terço (27%) para 6.5 triliões de dólares.