WTTC: setor do turismo será essencial para a recuperação económica da UE

by Inês Gromicho | 9 Abril 2020 14:25

A WTTC (World Travel & Tourism Council) divulgou um relatório que demonstra o contributo essencial do setor das viagens e turismo para ajudar a recuperação económica da União Europeia assim que a pandemia da Covid-19 for combatida com êxito.

Em 2019, o setor foi responsável por 22,6 milhões de postos de trabalho, ou 11,2% do total da UE. Também gerou 1,319 mil milhões de euros do PIB, ou 9,5% para a economia da UE. Enquanto a economia global da UE cresceu em 1,4%, o setor das viagens e turismo mostrou um crescimento significativo de 2,3% no ano anterior.

O relatório da WTTC também revela que a UE é a maior região do mundo em termos de despesas internacionais com 427 mil milhões de euros em 2019, representando 6,2% do total das exportações da UE.

Os gastos com lazer ajudaram a gerar emprego por toda a UE com os analistas a indicarem que representaram 81% de todos os gastos, compatados com menos de um quinto (19%) das empresas.

As maiores economias da UE em termos de contributo do turismo para o PIB foram também reveladas como sendo a Alemanha (347 mil milhões de dólares), Itália (260 mil milhões de dólares), França (229 mil milhões de dólares) e Espanha (198 mil milhões de dólares).

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC; afirma que “a nossa análise sublinha como o setor das viagens e turismo será vital para impulsionar a recuperação da economia da UE, gerando novos postos de trabalho e trazendo os visitantes de volta, tendo um efeito dominó positivo sobre os pequenos e grandes fornecedores de toda a indústria no continente”.

A um nível global, o setor das viagens e turismo superou a taxa de 2,5% do PIB global pelo nono ano consecutivo, graças a uma taxa de crescimento anual do PIB de 3,5%. O que fez com que fosse o terceiro maior setor em termos de crescimento do PIB.

O setor sustenta um em cada 10 postos de trabalho (330 milhões), contribuindo e, 10,3% para o PIB global e gerando um em cada quatro novos postos de trabalho.

Source URL: https://www.ambitur.pt/wttc-setor-do-turismo-sera-essencial-para-a-recuperacao-economica-da-ue/