Xénios 2019: Candidatos a melhor diretor de alojamento partilham “surpresa” e “honra” pela nomeação

Apaixonados pela hotelaria e 100% dedicados à sua profissão, alguns do diretores de alojamento nomeados este ano para os Xénios 2019 – iniciativa promovida pela ADHP que visa distinguir diretores hoteleiros em diferentes categorias – estiveram à conversa com a Ambitur. Quisemos saber o que é preciso para “abraçar” esta missão, os desafios que enfrentam diariamente e o papel que cada um tem na unidade em que está integrado. Saiba o que pensam os profissionais que, este ano, se destacaram nas suas respetivas áreas, e que contribuíram para que a hotelaria nacional continue a marcar pontos no Turismo.

O que é ser um diretor de alojamento de hotel?

Carla Cruz

Carla Cruz, do Altis Grand Hotel, acredita que um bom diretor tem de “saber olhar e identificar oportunidades de desenvolvimento do produto e serviços”. Henrique Mota, do Hotel Mundial e Portugal Boutique Hotel, diz que a “responsabilidade” da sua função está na “criação de padrões de trabalho que permitam um serviço de qualidade”.

Para uma boa execução desta função, Nuno Couto Soares, do Renaissance Barcelona Hotel, defende que é importante “ter capacidade e autonomia” para tomar decisões. Por seu turno, Carla Ferreira, do Santana Hotel & SPA, diz que é necessário “conhecer diferentes áreas do alojamento, ser ponderado e ter espírito crítico”.

“O mais importante do nosso dia a dia é o hóspede e é para ele e por ele que aqui estamos”, sustenta Susana Querido de Figueiredo, do Dom Pedro Lisboa.

Já Ana Ferreira do Four Seasons Hotels and Resorts considera que é como ser “um maestro de uma grande Orquestra”. Por isso é fundamental “indicar o caminho a cada um dos elementos da Orquestra”, pois cada um é “essencial para que a Orquestra toque afinadamente”. Ou seja, “garantir que as suas equipas estejam o mais alinhadas possível” para que o serviço seja sempre providenciado de forma “consistente, com qualidade e com alegria”.

Um trabalho de equipa…

Henrique Mota

A equipa assume-se como um aspeto fundamental para o sucesso de uma unidade hoteleira. Carla Cruz é perentória ao  afirmar que “é necessário ter competência para criar e incentivar o espírito de equipa”, além de fazer com que os colaboradores, “cada um em sua função”, se sintam “parte de algo ainda maior”.

Para liderar uma equipa, Henrique Mota acredita que é necessário que o diretor tenha “um espírito criativo, inovador e de liderança”. Por seu turno, Susana Querido Figueiredo diz que é preciso “direcionar os colaboradores”, ao mesmo que tempo que se tenta “imbuí-los com os objetivos da organização. Para Nuno Soares existem várias competências, mas destaca a “liderança” como principal. Já Carla Ferreira considera a “ponderação” e o espírito crítico como essenciais, assim como “conhecer diferentes áreas além do alojamento”.

Para Ana Ferreira é sem dúvida necessária “uma boa capacidade de organização e inteligência emocional” tanto para a “gestão de equipas como para a gestão de reclamações de clientes”. Com “dedicação” e “muita observação” é fácil adquirir “experiências muito enriquecedoras que acabam por contribuir para adquirir as competências que por vezes pareciam difíceis de alcançar”.

Os desafios…

Susana Querido de Figueiredo

Todos os nomeados parecem concordar que o maior desafio é corresponder às expectativas dos clientes, ao mesmo tempo que se tenta “maximizar a capacidade do hotel de acordo com a estratégia da administração”, indica Carla Ferreira. Já Susana Querido de Figueiredo destaca a “atualização profissional constante” e a “motivação dos colaboradores e a sua retenção” como desafios constantes. Ana Ferreira destaca a “dedicação permanente” e a “gestão de equipas com perfis tão distintos uns dos outros”.

Para Nuno Couto Soares, “é muito importante que um diretor de alojamento seja uma figura presente no lobby do hotel e esteja em contacto com os clientes” para perceber a sua satisfação. Satisfação que só se consegue, segundo Henrique Mota, com uma “leitura continuada das tendências de mercados”.

Já para Carla Cruz, o maior desafio é “perceber quando a nossa performance não está a ir ao encontro do desejado, o que fazer para mudar. E isso pode implicar termos de ser nós, individualmente, ou o grupo, a mudar”, indica.

A importância de ser finalista dos Xénios 2019

Nuno Couto Soares

Os sentimentos de surpresa e de honra pela nomeação são partilhados por todos os os  nomeados.

Henrique Mota considera esta nomeação como um “reconhecimento” do que a PHChotels tem feito, reinventando-se “ com a contratação de jovens profissionais”.  Já Carla Ferreira considera-a como um “reconhecimento destes anos de trabalho em prol da Hotelaria em Portugal.

Susana Querido de Figueiredo sente “orgulho” pela nomeação. “Considero um enorme privilégio fazer parte da equipa do Dom Pedro Lisboa, assim como o facto de ter trabalhado com profissionais que estimulam e partilham conhecimento”.

Carla Cruz diz que a nomeação “torna as minhas responsabilidades ainda maiores” porque “implica expectativas ainda mais elevadas”. Nuno Couto Soares diz-se honrado por estar nos nomeados. “Portugal tem muito bons profissionais de hotelaria. Por isso, estar no lote de tantos profissionais com excelentes capacidades é um fator de orgulho para mim”, sublinha. Também “orgulho” é a melhor palavra que define Ana Ferreira sobre ser uma das finalistas, assim como, “fazer parte de uma lista tão restrita quando temos excelentes profissionais na nossa área”.

Percursos Profissionais

Ana Dias Ferreira

Ana Ferreira, Four Seasons Hotels

Após a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, realizou uma Pós-graduação em Gestão Hoteleira na Escola Les Roches Marbella em 2009, onde incluiu um estágio no Four Seasons Resort das Maurícias. Passou ainda pela área de Assistant Front Office Manager, onde exerceu a função de Directora de Serviço, no Hotel Ritz Four Seasons Lisboa. Em 2017, abraçou o desafio para Assistente da Direção de Alojamentos.

Henrique Mota, Hotel Mundial e Portugal Boutique Hotel

Após terminar a licenciatura em Turismo pelo Instituto de Novas Profissões, iniciou o seu percurso profissional como rececionista no Hotel Nacional, tendo passado a chefe de receção no Hotel Travel Park e no Hotel Fénix Lisboa. Chegou ainda a ser diretor de operações no Mulemba Resort em Angola e ainda chefe de receção Hotel Miraparque.

Nuno Couto Soares, Renaissance Barcelona Hotel

Após terminar o curso de Turismo no ISCTE no Porto, iniciou o seu percurso profissional na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, como rececionista. No entanto, voltou a apostar na formação e foi fazer uma pós-Graduação em Direção de Hotéis na Les Roches Marbella. Desde então, já fez a abertura de dois hoteis: o W Barcelona (primeiro W hotel na Europa) e o Conrad Algarve. Antes de ocupar o cargo de diretor de alojamento no hotel Renaissance Barcelona Hotel, deu aulas de receção e housekeeping no Glion Institute of Higher Education.

Altis Grand

Carla Cruz – Altis Grand Hotel

Com um percurso académico preenchido e ligado à área de direção hoteleira, a responsável já ocupou o cargo de rececionista do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, tendo sido promovida para Front Office Manager. De 2007 a 2012, esteve no Camporeal Golf Resort & Spa como Diretora de Alojamento. Desde 2012 que está no Altis Grand Hotel.

Susana Querido de Figueiredo, Dom Pedro Lisboa

Iniciou o percurso académico na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril com a Licenciatura em Promoção Turística e, ao longo do percurso profissional, foi complementando a formação com especializações, nomeadamente, em Direcção Hoteleira pela ADHP. Trabalhou principalmente na recepção de hotéis e foi a experiência como de Chefe de Recepção durante alguns anos num hotel de grande capacidade em Lisboa que lhe deu bagagem para abraçar o desafio de ser directora de alojamento no Dom Pedro Lisboa.”

Carla Ferreira, Santana Hotel & SPA

Após a licenciatura em Ciências da Comunicação, iniciou o seu percurso profissional como rececionista no Hotel Boa-Vista na Foz do Porto. Depois de ter concorrido para a Accor Portugal, começou no Departamento de Reservas e, após um ano e meio, assumiu o cargo de rececionista e, de seguida, o departamento comercial. Desde 2008 que aceitou o desafio de assistente de direção no Santana Hotel & SPA****.

Os Nomeados para Melhor Diretor de Alojamento:

  • Ana Ferreira – Four Seasons Hotels and Resors
  • Carla Cruz – Altis Grand Hotel
  • Carla Ferreira  – Santana Hotel & SPA
  • Henrique Mota –  Hotel Mundial e Portugal Boutique Hotel
  • Nuno Couto Soares – Renaissance Barcelona Hotel
  • Lídia Carvalho – Montebelo Viseu Congress Hotel
  • Susana Querido de Figueiredo -Dom Pedro Lisboa

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