Xénios 2019: Candidatos a Melhor Diretor de Hotel realçam “a arte do bem receber”

Apaixonados pela hotelaria e 100% dedicados à sua profissão, alguns do diretores de hotel nomeados este ano para os Xénios 2019 – iniciativa promovida pela ADHP que visa distinguir diretores hoteleiros em diferentes categorias – estiveram à conversa com a Ambitur. Quisemos saber o que é preciso para “abraçar” esta missão, os desafios que enfrentam diariamente e o papel que cada um tem na unidade em que está integrado. Saiba o que pensam os profissionais que, este ano, se destacaram nas suas respetivas áreas, e que contribuíram para que a hotelaria nacional continue a marcar pontos no Turismo.

O que é ser diretor de hotel?

Mário Custódio

Mário Custódio, diretor do EPIC SANA Algarve, acredita que a sua função “implica uma filosofia de vida em que o hotel é a prioridade máxima”. Tal não significa viver exclusivamente para o trabalho mas estar “emocionalmente ligado 365 dias por ano ao hotel, às equipas e aos clientes”. O seu colega, Victor Cópio, do SANA Sesimbra, diz ter a ver com a “arte do bem receber na sua casa”.

Patrícia Correia, do Monte Santo Resort, explica que um diretor de Hotel é “acima de tudo um mentor”, quase como um malabarista que equilibra tudo, para quem desistir nunca é opção. Deve ser alguém pró-ativo e ao mesmo tempo paciente. Em adição, Marcos Sousa, do NAU Salgados Palace, diz que é necessário saber lidar com pessoas: “As pessoas são o nosso dia-a-dia, sejam colegas, clientes, fornecedores ou parceiros.” Os vários nomeados referem a paixão como ingrediente essencial.

Os desafios…

Elda Dias

Elda Dias, do Hotel São José, garante que os desafios que um diretor de hotel enfrenta são diários: “enfrentamos diferentes obstáculos todos os dias para os quais temos de ter solução”. Todavia, Marcos Sousa atenta que estes têm vindo a mudar ao longo dos anos e que hoje se destaca a capacidade de adaptação às situações que fogem do planeado.

Para Pedro Pinto, diretor do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, Victor Cópio e Patrícia Correia, o grande desafio atualmente é a captação, formação e motivação dos colaboradores. “Gerir as expectativas das novas gerações (Millennials e Geração Z). Os colaboradores atuais já não procuram ‘um trabalho seguro para a vida toda’, mas uma inovação e renovação constantes”, assegura a diretora

Pedro Pinto

do Monte Santo Resort.

Por falar em inovação, Mário Custódio alerta que é preciso “acompanhar a velocidade das mudanças para não perder a corrida”. Marcos Sousa acrescenta, ainda, a sazonalidade e a sustentabilidade do setor hoteleiro assim como o conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal.

A importância de ser finalista dos Xénios 2019
Pedro Pinto sente-se feliz por representar o Corpo Santo Hotel, assim como os seus “colegas atuais e todos os outros, com quem tive o privilégio de trabalhar, e que de certa forma são também aqui reconhecidos”. Já Mário Custódio pensa que “é sempre gratificante vermos o nosso nome referenciado junto dos nossos pares” mas que a verdadeira nomeação é feita pela sua equipa, no dia-a-dia do hotel.

Patrícia Correia

Patrícia Correia destaca o papel que estes prémios assumem na “dignificação desta profissão”. “Vivemos numa era em que a hotelaria operada por robôs é tópico de conversa e é magnífico perceber que o aspeto humano ainda tem valor”, reflete.

 

 

 

Percursos dos Candidatos

Pedro Pinto, Corpo Santo Hotel
Tirou o curso superior de Turismo no Instituto de Novas Profissões e iniciou carreira como rececionista no Hotel A.S. Lisboa. Foi assistente de direção de F&B no Altis Park Hotel, diretor de restauração no Altis Grand Hotel e SANA Sesimbra e diretor de hotel e restauração do Altis Belém.

Elda Dias, Hotel São José
Terminou Gestão Hoteleira na EHTP e o seu primeiro trabalho foi como empregada de mesa no grupo Fernando Barata, em Albufeira. Foi diretora da Estalagem do Paço em Vila Real e rececionista e comercial do Holiday Inn Porto. Há 15 anos que é diretora do Hotel São José.

Marcos Sousa

Marcos Sousa, NAU Salgados Palace
Estudou Técnicas e Gestão Hoteleira, em Coimbra, e tirou a Graduação em Direção Hoteleira, em Portimão. Assumiu a função de assistente de Direção de vários unidades do Grupo Vila Galé tendo sido diretor do Vila Galé Estoril e do Vila Galé Salvador. Em 2013 foi escolhido para reabrir e gerir o Salgados Palace & Congress Center e Salgados Palm Village.

Patrícia Correia, Monte Santo Resort
Formou-se em Gestão Financeira e fez também a Graduação em Direção Hoteleira. Abraçou diversos projetos, ao longo dos anos, quer em Portugal como no estrangeiro. Destaca o Vila Gaivota, Ferragudo, e o Vale d’Oliveiras – Quinta Resort & Spa, Carvoeiro, onde foi diretora.

Victor Cópio

Victor Cópio, SANA Sesimbra
Iniciou percurso com a licenciatura em Gestão Hoteleira pela Universidade Internacional de Lisboa e conta com duas pós-graduações nessa área. Começou com relações públicas da Junta de Turismo da Costa do Estoril e desempenhou várias funções nos hotéis Corinthia e Grupo IMOCOM. Integrou o Grupo SANA em 2012.

Mário Custódio, EPIC SANA Algarve
Da sua formação académica fazem parte as áreas de Recepção, Direção e Gestão hoteleira assim como Luxury Brand Management. Trabalhou como assistente de Direção da Vila Galé e foi diretor do Hotel Tivoli Lagos, Tivoli Victória (atual Anantara Vilamoura), Tivoli Palácio de Seteias e Tivoli Carvoeiro.

Os Nomeados em 2019 a Melhor Diretor de Hotel
Elda Dias, Hotel São José Porto
Luís Mendes, JASE Hotels & Resorts
Marcos Sousa, Nau Salgados Palace
Mário Custódio, Tivoli Carvoeiro Algarve Resort
Patrícia Correia, Monte Santo Resort
Pedro Pinto, Corpo Santo Lisbon Historical Hotel
Vitor Cópio, Sana Sesimbra Hotel

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