Xénios 2019: “É na qualidade do serviço que a maior batalha se trava e só pode ser ganha com os melhores profissionais”

Este ano, a ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal voltou a distinguir os melhores profissionais da hotelaria nacional, referentes ao 2018, através da atribuição dos Xénios. A Ambitur esteve à conversa com quatro dos vencedores – Marcos Sousa, Patricia Purshotam, Miguel Luís e David Madeira – sobre a importância desta distinção.

Patrícia Purshotam

A melhor “Jovem Diretora de Hotel”, à frente do SANA Executive, Patrícia Purshotam, admite que “com estes prémios a ADHP consegue sem dúvida reconhecer os profissionais da Hotelaria de forma memorável” e Miguel Luís, melhor “Gestor do Potencial Humano”, no Ritz Four Seasons Lisboa, acrescenta não duvidar que “os Xénios são altamente reconhecidos no mercado” e que têm um “impacto profundo na visibilidade e incremento de empregabilidade dos vencedores”.

O melhor “Diretor de Hotel”, neste caso do Nau Salgados Palace, Marcos Sousa, admite que os prémios da ADHP conferem um “selo de qualidade muito importante para o currículo”, já David Madeira, considerado “Melhor Diretor de Food & Beverage” (F&B), função que desempenha no Quinta do Lago Resort, afirma: “Numa indústria como o Turismo, que hoje para Portugal tem um papel estratégico, o reconhecimento dentro da comunidade hoteleiro tem sempre um papel importante e motivador.”

Marcos Sousa

Todos os vencedores frisam como o trabalho de equipa em muito contribuiu para a sua premiação. Marcos Sousa reflete que, embora haja um “rosto vencedor”, a sua distinção significa que “as equipas com quem tenho convivido têm tido um desempenho excelente” pelo que “este prémio é muito deles”. Segundo o Gestor de Potencial Humano, Miguel Luís, não se pode trabalhar na expetativa de vencer prémios mas quando eles surgem é “importante partilhar com as equipas”.

O que distingue os vencedores
“Qualquer um dos nomeados tem qualidade para ser distinguido pela ADHP”, clarifica o diretor do NAU. No entanto, no seu caso, o profissional acredita que o facto do Salgados Palace & Congress Centre e do Salgados Palm Village terem recebido “distinções importantes” no ano passado pode ter pesado na decisão do júri. Da mesma forma pensa Miguel Luís, com o Ritz a receber 5 estrelas pelo Forbes Travel Guide, sendo o único hotel em Portugal a possuir essa distinção.

Miguel Luís

Por sua vez, o melhor diretor de F&B atribui o seu sucesso profissional à sua formação no estrangeiro, com uma tese na Universidade de Birmingham e estágios em diferentes unidades hoteleiras. Patrícia Purshotam, da SANA Executive, “vive e respira Hotelaria”, por ter crescido “dentro de Hotéis”, pelo que acredita que “quem me conhece sente isso”, além de ser uma pessoa focada e dedicada.

Recursos humanos, o grande desafio do setor hoteleiro
Os recursos humanos são o grande desafio, apontado pelos vencedores, para o setor ao longo dos próximos anos. “Em Portugal, sendo o volume de profissionais escasso, pode impactar o futuro do Turismo quando nestes dias se anunciou mais de 150 pedidos de licenciamento de novos projetos turísticos”, observa Marcos Sousa, do NAU Salgados Palace. Quem partilha da mesma visão é Patrícia Purshotam: “Não falamos sequer de mão de obra qualificada, falamos sim de pessoas que queiram aprender e trabalhar na área da hospitalidade”.

David Madeira

O melhor Gestor do Potencial Humano, Miguel Luís, defende que “é na qualidade do serviço que a maior batalha se trava e só pode ser ganha através da atração dos melhores profissionais”, o que não passa exclusivamente pelo aumento salarial mas, sobretudo, por “desenvolver uma cultura e liderança assente na interatividade e transparência”.

David Madeira, do Quinta do Lago Resort, considera que as escolas de hotelaria estão “desatualizadas” e a Jovem Diretora de Hotel do SANA Executive defende a necessidade de investir em formação diária para “virarmos o nosso atendimento menos para a componente técnica e mais para a componente humana”.

Marcos Sousa e Patrícia Purshotam fazem, ainda, menção ao aeroporto de Lisboa por estar “sobrelotado e termos cada vez mais camas em Portugal, pelo que teremos que alterar as nossas estratégias comerciais a curto prazo”, clarifica a melhor Jovem Diretora de Hotel. Para Marcos Sousa, no setor turístico, importa ter “uma só voz” e, para isso, muito contribuiria um Ministério do Turismo.