Xénios 2020: “A geração de jovens hoteleiros está a trazer às unidades hoteleiras o espírito dos Millennials” (Atualizado)

São jovens e dinâmicos, procuram manter-se cool mas profissionais, gostam de trabalhar em equipa e estão eles próprios em “constante aprendizagem”, com a perfeita noção de que os Recursos Humanos são possivelmente o maior desafio da sua geração de hoteleiros. Estas são algumas das ideias que os nomeados a Melhor Jovem Diretor de Hotel para Xénios 2020 — iniciativa da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) que visa distinguir os profissionais do setor em diferentes categorias — partilharam com a Ambitur.pt.

O que é ser um jovem diretor de hotel?

Fernando Assis Coelho

“A geração de jovens hoteleiros está a trazer às unidades hoteleiras o espírito dos millennials” entre “energia, novas dinâmicas e criatividade”, confia Fernando Assis Coelho, jovem diretor do Cidnay Santo TirsoCharming Hotel & Executive Center. Além de que “só percebendo o futuro é que nos conseguimos adaptar às necessidade do mercado”, afirma Manuel Carneiro, Area Manager da região Norte de Portugal do Grupo Selina.

No fundo é “saber ser cool sendo profissional”, adianta Vera Sequeira, hotel manager do Pestana CR7 Funchal, o que significa ser “dinâmico e impaciente, buscando a mudança e visibilidade, nunca descurando a rentabilidade e eficiência”.

Manuel Carneiro

“Somos sempre a cara da marca e da empresa que representamos”, reflete por sua vez Filipe Beja Simões, das Pousadas do Convento de Évora e Arraiolos. “Somos pessoas a trabalhar para pessoas”, acrescenta, gerindo e garantindo a operação diária dos hotéis. Segundo Pedro Miguel Castilho, no Hotel Jardim Viana, assumir o cargo de diretor de hotel é “exigente” pelo que fazê-lo enquanto “jovem ainda mais exigente é”. Manuel Carneiro concorda que “ser um jovem diretor de hotel nesta fase de desenvolvimento do mercado turístico é realmente uma grande responsabilidade”, tendo em conta desafios futuros como a tecnologia.

Acima de tudo é um “bom desafio” e um “processo de aprendizagem constante”, afirma Eduardo Consiglieri Pedroso, do Pestana CR7 Lisboa, além de “dar o exemplo para que os que temos a nosso cargo possam crescer connosco”. O responsável do Pestana CR7 Lisboa considera que um diretor de hotel deve proporcionar “experiências memoráveis” aos clientes, “formação e capacidade de progressão na carreira” aos colaboradores e contribuir em termos de responsabilidade social.

Eduardo Consiglieri Pedroso

A importância do trabalho de equipa

O diretor das Pousadas reflete que “os nossos hóspedes são o mais importante” e o quão gratificante é “recordar quando somos úteis ao outro e fazemos parte da sua memória pelos melhores motivos”. Na sua opinião, o “profissionalismo” e a “ética” são competências essenciais a qualquer função. Bernardo Soares Franco, do Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, reforça que “o mais importante é não perder a humildade” e apostar no trabalho em equipa pois “sozinhos não conseguimos alcançar objetivos”, nem “enquanto pessoa nem entidade”, acresce Pedro Castilho.

O desafio transversal dos Recursos Humanos

Todos os jovens diretores consideram os recursos humanos como o maior desafio da sua carreira pois “não é fácil reter talento” e há que “apostar nos melhores, incentivá-los e motivá-los”, garante Eduardo Pedroso, até porque “a falta de pessoas qualificadas e motivadas coloca em causa o desenvolvimento do turismo”, assegura Fernando Assis Coelho. O objetivo é captar e manter colaboradores “capazes de crescer nas funções que desempenham”, admite Bernardo Soares Franco, e para isso importa “formar outros jovens e dar-lhes a possibilidade de crescer connosco”, adverte o diretor do Hotel Jardim Viana.

Pedro Castilho

A inovação, para Manuel Carneiro, é outra “grande responsabilidade” de um jovem diretor de hotel,  na medida em que é importante “perceber que o mercado turístico está em constante mutação” e “ser capaz de nos adaptarmos aquilo que são as expetativas dos nossos clientes”, cada vez mais “conhecedores” do que procuram.

Outro desafio apontado pelo diretor do Cidnay Santo Tirso é “elevar a identidade local aos mais elevados padrões internacionais de qualidade” e, para isso, importa “conhecer e integrar na oferta a experiência do hóspede com a região e a autenticidade do património” do destino. Já no Hotel Jardim Viana, unidade de pequena dimensão e mais antiga, no coração de Viana do Castelo, Pedro Castilho esforça-se por “modernizar e torná-lo apelativo”.

Percursos profissionais

Vera Sequeira

Vera Sequeira, Pestana CR7 Funchal

Formada em Economia, pela Universidade Católica, “entusiasmada pelo impacto do Turismo na economia portuguesa” decidiu fazer pós-graduações em Gestão Hoteleira e Turismo. Passou pelo The Oitavos, Vila Galé Brasil, Intercontinental Hotel Group, Amazing Evolution e Discovery Hotel Management (DHM). Em 2017 integra o Grupo Pestana e foi responsável de Recursos Humanos das Pousadas de Portugal.

 

Bernardo Soares Franco, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos

Licenciado em Gestão Turística e Hoteleira e Pós-Graduado em International Hotel Management, o seu percurso profissional começou no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa seguindo-se diversos cargos na área de F&B por ex. no InterContinental Palácio das Cardosas. No Vila Galé, foi assistente de direção no Estoril, passando por Cascais e agora no Palácio dos Arcos.

Eduardo Consiglieri Pedroso, Pestana CR7 Lisboa

Estudei Gestão Hoteleira na Les Roches Hotel Management, na Suíça, e passou por cadeias hoteleiras internacionais como a Oriental Express, Starwood, Mandarin Oriental, Ritz Calrton e Four Seasons. Com “vontade de regressar a Lisboa”, percorreu vários os departamentos de F&B do Ritz Four Seasons. Foi Executiva Assistant Manager do Memmo Príncipe Real e Hotel Manager do Memmo Alfama. É, há pouco mais de um ano e “com vontade de crescer”, diretor do Pestana CR7 Lisboa.

Filipe Simões

Fernando Assis Coelho, Cidnay Santo Tirso – Charming Hotel & Executive Center

Licenciado em Geografia, pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Turismo e master em Gestão e Liderança, pela AESE Business School. Estreou-se como assistente de direção no grupo hoteleiro escocês Brudolff e regressou a Portugal como diretor de hotel nas Pousadas de Portugal. Seguiu-se a direção do Royal Óbidos Spa & Golf Resort e agora o Cidnay Santo Tirso.

 

 

Filipe Beja Simões, Pousada Convento de Évora e Arraiolos

Estudou Sociologia e esteve ligado à consultoria em Turismo e ao Planeamento Turístico. Até que um dia, num hotel, reparou que “havia muito para lá do balcão da receção” e pensou que seria uma “área onde seria feliz”. Hoje, sente-se completamente realizado.

Manuel Carneiro, Grupo Selina

Desenvolveu um “plano de carreira” que lhe permitiu adquirir experiência em todos os departamentos de Gestão Hoteleira: Front & Back Office nos Bed&Breakfast Hotéis, supervisor de F&B e Eventos e sub diretor do Hotel Vincci Porto. No último ano, desempenhou funções de general manager do Selina Porto. Agora, foi nomeado Area Manager da região Norte ficando responsável pela gestão das unidades no Porto, Navis Cowork e Gerês. Para 2020 estão previstas novas aberturas na região.

Pedro Miguel Castilho, Hotel Jardim Viana 

Depois de um curso em Gestão Hoteleira, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e a Licenciatura em Turismo, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, iniciou carreira como Chefe de Receção no Hotel Minho e Hotel Axis. Estreia-se enquanto diretor geral numa unidade de 3* em Luanda e quando regressa a Portugal dirige o Torre de Gomariz Wine&Spa Hotel e abre o Sea Porto Hotel em Matosinhos. Atualmente tem o desafio de “renovar e dinamizar” o Hotel Jardim, na sua cidade natal, Viana do Castelo.

Os Nomeados a Melhor Jovem Diretor de Hotel: 

  • Bernardo Soares Franco, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos
  • Eduardo Consiglieri Pedroso, Pestana CR7 Lisboa
  • Fernando Assis Coelho, Cidnay Santo Tirso – Charming Hotel & Executive Center
  • Filipe Beja Simões, Pousada Convento de Évora e Arraiolos
  • Manuel Carneiro, Grupo Selina
  • Pedro Miguel Castilho, Hotel Jardim Viana
  • Vera Sequeira, Pestana CR7 Funchal