Xénios 2025: “É o reconhecimento de uma trajetória consistente de qualidade, dedicação e valores próprios”

Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. André Costa, Director of Food & Beverage do EPIC SANA Algarve, está nomeado para Melhor Diretor de F&B.

O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?

Ser nomeado para os Xénios 2025 é um reconhecimento do empenho e dedicação à hotelaria. Mais do que uma distinção, é uma motivação para continuar a evoluir e a contribuir para uma indústria inovadora e sustentável.

E o que significa ser o Melhor Diretor de F&B?

Mais do que um título, é o reconhecimento de uma trajetória consistente de qualidade, dedicação e valores próprios, que exige visão estratégica, foco nos resultados e a implementação de soluções que inovam e elevam os padrões do setor.

É também a determinação em liderar equipas com alto rendimento e compromisso da excelência pelo serviço ao cliente.

Porquê trabalhar em Hotelaria?

A hotelaria um setor dinâmico e inspirador, onde cada dia é uma oportunidade de surpreender, aprender e criar momentos únicos para hóspedes.

Neste setor também é possível explorar culturas, liderar equipas diversas , tudo sem precisar sair do lugar.

Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?

O meu percurso tem sido pautado por inovação, otimização de serviços e desenvolvimento de talentos. Acredito na importância da formação contínua, da adaptação às novas exigências do mercado e da criação de conceitos diferenciadores que elevam a experiência gastronômica e impulsionam o setor.

Qual é a sua formação?

Na área hoteleira, iniciei a minha formação na Escola Profissional de Turismo e Hotelaria de Lisboa e, depois, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde frequentei o curso prático de Restaurante/Bar e, mais tarde, Gestão Hoteleira. Posteriormente, no ISEG, concluí uma Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais.

Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?

A hotelaria exige dedicação, resiliência e paixão. Cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Mantenham-se curiosos, inovadores e determinados, porque o crescimento depende do empenho individual de cada um. A chave para o sucesso está em desenvolver uma visão ampla do setor, apostar na formação contínua e estar sempre um passo à frente, na inovação e na excelência.