Xénios 2025: “Esta nomeação é o culminar de vários anos de trabalho e de esforço”

Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Inês Cortes Rosa, hotel manager no Grupo MyStory Hotels está nomeada para Melhor Jovem Diretora de Hotel.

O que significa estar nomeada para os Xénios 2025?

Esta nomeação é o culminar de vários anos de trabalho e de esforço. Apesar de considerar que estou apenas a começar, que ainda tenho muito para aprender e um grande caminho pela frente, esta nomeação enche-me de orgulho, pois significa que o trabalho que tenho vindo a fazer tem sido positivo e tem contribuído para uma hotelaria diferente.

E o que significa ser a Melhor Jovem Diretora de Hotel?

Caso venha a ser vencedora deste prémio, é um grande orgulho. Significa que acreditam no meu trabalho e no que ainda posso a vir a dar à Hotelaria. Significa que o esforço compensa e que quando efetivamente gostamos do que fazemos, tudo se torna mais simples. Continuarei a trabalhar para que os meus objetivos se cumpram e este prémio é mais uma etapa neste percurso. Não obstante, ter sido nomeada já é um grande orgulho e esse reconhecimento já fica comigo.

Porquê trabalhar em Hotelaria?

Sempre adorei viajar e quando temos de escolher, tão novos, o que queremos seguir na nossa vida profissional, este gosto foi um grande impulsionador. Acredito que temos de estar sempre a “alimentar” este gosto, pois não é de todo fácil. É uma indústria onde não temos Fins-de-Semana, Feriados, Festividades, Aniversários. Onde os horários são loucos e onde é necessário, efetivamente, gostar do que fazemos para continuar a dar o nosso melhor todos os dias. Para mim, o mais importante é no fim do dia, olhar para trás e perceber que de facto conseguimos fazer a diferença, seja nas férias, na escapadinha a 2 ou na estadia de trabalho. O orgulho de receber um feedback positivo a dizer que conseguimos superar as expectativas e que voltarão para nos visitar.

Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?

Tem sido um percurso trabalhoso, mas que ao mesmo tempo está a trazer benefícios. Como em tudo na vida, nada se faz nem se consegue sem esforço. Durante a minha licenciatura, fiz sempre questão de aproveitar todos os verões para estagiar em diferentes hotéis e zonas do país, o que me permitiu perceber a forma de estar e receber em cada uma das situações. Após a Licenciatura, fui para a Austrália, onde estive 11 meses. Durante este tempo, trabalhei e aproveitei para viajar e conhecer culturas diferentes. Cheguei a ter três empregos, quando vivi em Melbourne, para sustentar a minha vida e também as minhas viagens, tanto dentro como fora da Austrália. No final de 2016 voltei para Portugal e fui trabalhar para o Algarve, como Hostess. Entretanto, surgiu a oportunidade de realizar um estágio de um ano, numa cadeia hoteleira portuguesa, para Assistente de Direção, onde no final desse ano fiquei com o cargo. Trabalhei tanto no Algarve como em Cascais, e na pandemia cheguei mesmo a ir ajudar os colegas do Brasil, onde passei três meses. Neste momento, encontro-me a exercer o cargo de Diretora de Hotel no grupo MyStory
desde 2023.

Qual é a sua formação?

Sou licenciada em Direção e Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e neste momento estou a iniciar uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, na Universidade Europeia. Acredito que a formação tem de ser contínua e não tenciono deixar de apostar na mesma.

Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?

Que tenham muita vontade de aprender, resiliência e espírito de evolução. Hotelaria, infelizmente, é uma industria que cada vez é mais desvalorizada e cabe aos jovens que se encontram a estudar neste momento, trazer uma visão diferenciadora, mas que ao mesmo tempo consigam preservar a essência desta indústria. Nunca esquecer que estamos a trabalhar com pessoas e para pessoas e é importante manter sempre este mantra presente.