Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. E Diana Campos, Revenue & Sales Manager da Climber RMS, está nomeada para Melhor Gestor de Revenue Management.
O que significa estar nomeada para os Xénios 2025?
Estar nomeada para os Xénios 2025 é uma honra enorme e uma validação dos meus esforços na indústria hoteleira. Representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos e isso dá-me motivação para continuar a crescer e a melhorar.
E o que significa ser o Melhor Gestor de Revenue Management?
Ser nomeada como Melhor Gestora de Revenue Management é um reconhecimento gratificante. Significa que as minhas práticas e estratégias têm tido um impacto positivo. No entanto, sei que ainda há muito a aprender e muitas oportunidades para melhorar e inovar, uma vez que Revenue Management não é uma ciência estática.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Trabalhar em hotelaria é uma paixão para mim. É uma oportunidade de proporcionar experiências memoráveis aos hóspedes e de trabalhar num ambiente tão dinâmico e diversificado. A hospitalidade permite-me crescer pessoal e profissionalmente a cada dia, enfrentando novos desafios e oportunidades, pensar novas formas de gestão sem nunca esquecer o princípio que é de pessoas para pessoas.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso na hotelaria começou há 13 anos, ligada à análise do investimento de aquisição de uma unidade hoteleira por parte do grupo empresarial onde me encontrava a desempenhar funções. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de crescer e aprender em diversas funções, que culminaram na direção geral de uma unidade 4*, optando mais tarde por me dedicar de forma mais focada à componente estratégica em detrimento da operacional e é aí que surgem as funções Revenue Manager. Acredito que esta nomeação é resultado do meu compromisso em aprender continuamente, da minha dedicação e do apoio das equipas com quem tenho trabalhado, aliado à formação que leciono nesta área específica e em ascensão.
Qual é a sua formação?
Sou licenciada em Gestão, pela Faculdade de Economia do Porto, lá estudei no Mestrado de Economia e Administração de Empresa e, já no ISCTE Business School obtive o grau de Mestre em Gestão. A parte desta parte académica também concluí várias formações especializadas em gestão hoteleira e revenue management, incluindo a Pós-Graduação em Direção Hoteleira da ADHP. A educação contínua é fundamental para mim, e estou sempre à procura de novas formas de expandir o meu conhecimento.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Aos jovens que estão agora a estudar para entrar na indústria hoteleira, eu diria: acreditem em vocês próprios e nunca parem de aprender. Esta é uma indústria com um funcionamento muito próprio que recompensa a paixão, a dedicação e a vontade de oferecer o melhor serviço possível. Mantenham a curiosidade, estejam abertos a novas experiências e lembrem-se de que cada desafio é uma oportunidade de crescimento.