Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Hélder Marcelino, Director of Business Development Portugal & Head Of Resorts – Commercial, Southern Europe, na Minor Hotels Europe & Americas, está nomeado para Melhor Diretor Comercial.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Uma honra ser nomeado para tão honrosa distinção, que muito valorizo pela sua isenção e pela comunidade que representa. Ser reconhecido por colegas da indústria é o maior prémio e um reflexo do trabalho em equipa e do sucesso coletivo.
E o que significa ser o Melhor Diretor Comercial?
Acredito que seja ter a melhor equipa, acreditar no seu valor, promover a sua evolução e orientação estratégica para o objetivo comum. O reconhecimento da própria equipa é a maior prova de um bom desempenho, naturalmente que sempre acompanhado de bons resultados.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Uma paixão, ninguém pode triunfar na nossa indústria se não tiver paixão por aquilo que faz. Os diferentes desafios constantes, a pressão de ter que atingir objetivos ambiciosos de forma diferente todos os dias, gera a motivação e dedicação necessárias para uma indústria que nos exige tanto, profissional e pessoalmente.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso sempre foi “planeado” e felizmente tive a oportunidade de concretizar esse plano. Comecei há mais de 20 anos como estagiário nos Hotéis Tivoli no departamento comercial (Tivoli Oriente e Tivoli Marina Vilamoura) e tive o privilégio de acompanhar a evolução do grupo (com uma passagem de seis anos pela Starwood, na altura) até aos dias de hoje e humildemente contribuir para o seu sucesso.
Qual é a sua formação?
A minha formação académica foi desenvolvida na Universidade do Algarve no curso de Gestão Hoteleira, onde tive a oportunidade de ter professores apaixonados, como eu, por Hotelaria. Devo dizer que apesar de valorizar imenso as bases que a formação académica me permitiu construir, a maior formação foi construída com a experiência de trabalho, confiança e orientação de grandes líderes.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Que sejam felizes e sigam os seus objetivos, que tenham planos de carreira e não procurem apenas o sucesso imediato. Que sejam resilientes, dedicados, humildes e honestos, valores que cada vez mais nos conduzem ao sucesso (e que, pessoalmente, valorizo imenso), ainda que possa demorar um pouco mais.