Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. André Ornelas, Cluster General Manager da Hilton & IHG, na AHM – Ace Hospitality Management, está nomeado para Melhor Jovem Diretor de Hotel.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Ser nomeado para os Xénios 2025 é um reconhecimento do trabalho e dedicação investidos na hotelaria. É, acima de tudo, uma motivação para continuar a inovar e a contribuir para o desenvolvimento da indústria.
E o que significa ser o Melhor Jovem Diretor de Hotel?
Ser distinguido como Melhor Jovem Diretor de Hotel representaria não apenas um marco pessoal, mas também uma validação dos valores que defendo na liderança hoteleira: inovação, foco nos resultados, proximidade com as equipas e compromisso com a excelência na experiência do cliente.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
A hotelaria é um setor dinâmico que desafia constantemente os profissionais a reinventarem-se. Mais do que um trabalho, é um estilo de vida onde a adaptação, a criatividade e a resiliência são essenciais. É um setor que permite viajar sem sair do lugar, conhecer culturas, liderar equipas diversas e, acima de tudo, proporcionar momentos únicos aos clientes.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso passou por várias áreas da operação hoteleira, desde F&B até à direção de operações e pré-aberturas de hotéis. Atualmente, sou diretor de Cluster, tendo liderado a pré-abertura e gestão de várias unidades de marcas internacionais. Acredito que esta experiência multidisciplinar, aposta contínua na inovação, antecipação e desenvolvimento das equipas tenham sido fatores determinantes para esta nomeação.
Qual é a sua formação?
Estudei na Escola Profissional de Turismo e Hotelaria da Madeira, onde iniciei o meu percurso na área. Posteriormente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com o curso de especialização tecnológica em restauração e, mais tarde, em Gestão Hoteleira.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
A hotelaria é uma indústria de oportunidades, onde o crescimento depende do empenho e da vontade de aprender. Ter paixão pelo que se faz, procurar constantemente evoluir e saber liderar com empatia são fatores essenciais para o sucesso.