Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Melroy Fernandes, diretor de F&B do Corinthia Lisbon, está nomeado para Melhor Diretor de F&B.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
É uma honra e responsabilidade incríveis, que só foram possíveis devido aos esforços coletivos do comprometimento da minha equipa em criar experiências excecionais e elevar os padrões da indústria.
E o que significa ser o Melhor Diretor de F&B?
Para mim, ser o melhor diretor de F&B significa ser um líder inspirador, um visionário, um estrategista, mas operacionalmente criativo. Significa entender a dinâmica empresarial em evolução, nutrir talentos e capacitar nossas equipes para atingir a excelência em qualidade.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Trabalhar em hospitalidade é sobre Energia e Excitação que vêm de viagens, aventuras, culturas e, mais importante, Pessoas, resultando em Mil histórias para contar. É um dos negócios mais antigos do mundo, que nunca saiu de moda.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
A minha carreira foi moldada por uma profunda paixão por culturas e culinárias que me levou a largar a engenharia e entrar na hospitalidade, para viajar e explorar o mundo, em várias funções dentro da indústria, de garçom a sommelier. Cada um contribuindo para meu crescimento e compreensão do negócio, de operações práticas à liderança estratégica. Considero-me sortudo por ter trabalhado com algumas marcas internacionais de grande reputação, líderes incríveis e uma equipa de alto desempenho que me ajudou a impulsionar conceitos inovadores em várias propriedades em que trabalhei.
Qual é a sua formação?
Tenho uma base sólida em gestão de hospitalidade, com um diploma de bacharel, um diploma WSET (Master in Wines), um CHT e CHA pela AHLEI. Mas meus maiores aprendizados vieram das experiências de vida, fracassos e sucessos, especialistas do setor e um espírito persuasivo para nunca desistir.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
A indústria da hospitalidade é um mundo de excitação, paixão e histórias. Se isso fascina você, e você tem curiosidade, adaptabilidade e resiliência para continuar, desafios e sucesso andarão de mãos dadas.
O mais importante a lembrar é que, nesta indústria, conhecemos muitas pessoas, e o que define quem somos é a responsabilidade de elevar cada vida que encontramos.