Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Paulo Ferreira, general manager do The Leaf Boutique Hotel, está nomeado para Melhor Diretor de Hotel.
O que significa estar nomeado para o Xénios 2025?
Estar nomeado para os Xénios 2025 é um reconhecimento e destaca profissionais que se destacaram pelo seu compromisso com qualidade do serviço e liderança, contribuindo para elevar os padrões da indústria hoteleira.
O que significa ser o melhor diretor de hotel?
Ser considerado o melhor diretor de hotel significa liderar equipas com eficiência, garantir a excelência na experiência dos hóspedes e impulsionar diariamente o sucesso do hotel, com ferramentas essenciais de forma a antecipar eventuais problemas que se possam refletir na rentabilidade e posicionamento do projeto.
Porquê trabalhar em hotelaria?
Trabalhar em hotelaria é uma oportunidade de criar experiências memoráveis para os clientes, desenvolver uma carreira dinâmica e interagir com pessoas de diferentes culturas. É uma área que exige paixão e capacidade de adaptação ao momento presente.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
Iniciei o meu percurso na hotelaria em 1988 como bagageiro no grupo Accor Hotels, construindo uma carreira marcada pela dedicação e crescimento contínuo. Especializei-me na abertura e gestão de hotéis de 4 e 5 estrelas em diferentes segmentos – cidade, praia e campo – e fundei uma academia de formação. Sempre em busca de novos desafios, abracei um projeto alinhado com a sustentabilidade e a sensibilidade ambiental, valores essenciais no setor. Ao longo da minha trajetória, fui distinguido com diversos prémios, incluindo o Boulon de Ouro e Boulon de Ouro pela Academia Accor (1990), o prémio Expedia para melhor hotel rookie of the year (2016) e, em 2024, fui nomeado para melhor projeto sustentável. Além disso, possuo vários artigos publicados na imprensa escrita e online.
Qual é a sua formação?
A minha trajetória profissional sempre esteve alinhada com uma sólida formação académica, essencial para o meu desenvolvimento no setor hoteleiro. Possuo uma graduação em Direção Hoteleira pelo Ministério da Economia e Inovação, complementada com um Curso de Gestão e Controlo e um Curso de Chefe de Receção, ambos pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Paralelamente faz parte do meu curriculum outros cursos, sempre ligado a hospitalidade. Além disso, mantenho uma constante atualização e aperfeiçoamento das minhas competências.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
O Turismo necessita dos Jovens, e temos que os conquistar a abraçar esta nobre atividade. Para os jovens deixo a mensagem que é um setor onde aprendem com cada experiência. Um mundo cheio de oportunidades a nível nacional e internacional e com evolução de carreira garantida, e vão ter oportunidade de experienciar um dia diferente todos os dias.