Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Ana Galo, diretora geral do Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, está nomeada para Melhor Jovem Diretora de Hotel.
O que significa estar nomeada para os Xénios 2025?
Para mim esta nomeação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos, um reconhecimento pelo esforço e dedicação que coloco nos projetos onde me envolvo e acima de tudo é um prémio de todas as equipas com quem me tenho cruzado ao longo dos anos, que sempre trabalharam lado a lado para que o sucesso fosse mútuo. Por isso encaro-o como um prémio de equipa onde recordo todos os que se cruzaram comigo.
E o que significa ser o Melhor Jovem Diretor de Hotel?
Significa que ainda há bastante trabalho pela frente, representa um acréscimo de responsabilidade e uma grande capacidade de adaptação, um foco constante na melhoria da operação em oferecer uma experiência inesquecível aos hóspedes e, ao mesmo tempo, liderar uma equipa motivada. É sobre ser capaz de combinar inovação com eficiência, enfrentando em simultâneo os desafios do mercado de maneira criativa e estratégica.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Escolhi trabalhar em hotelaria porque acredito que é um setor que combina desafios constantes com a oportunidade de proporcionar experiências diferenciadoras. A hotelaria, ao contrário de outros setores, permite que se impacte diretamente a perceção do cliente. Para mim, é muito gratificante poder fazer parte de um ambiente onde posso influenciar diretamente a experiência dos hóspedes e também o sucesso do negócio.
Além disso todos os dias são diferentes e a possibilidade de evolução é grande.
Portanto, a combinação de crescimento pessoal conciliada com o impacto direto nas pessoas juntamente com a natureza desafiadora e diversificada do setor são os principais motivos pelos quais escolhi trabalhar em hotelaria.
É uma área onde se pode realmente fazer a diferença, tanto para os hóspedes quanto para a equipa com quem trabalho.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
Sempre trabalhei no setor desde o tempo em que frequentava a faculdade, comecei por trabalhar através de empresas de outsourcing e fui descobrindo o gosto pela área, mas também a capacidade de melhoria da mesma. Dediquei-me mais à área de FB no inicio do meu percurso, trabalhando em todas as áreas desde empregada de mesa à direção de FB. Passei posteriormente para a direção geral, onde me mantenho até à data.
Em 2024, a convite do grupo Visabeira, abracei o projeto da direção do Montebelo Vista Alegre Chiado, pelo qual estou nomeada, mas também a direção geral de todas as unidades de Hotelaria e Turismo da região de Lisboa, pertencentes ao Grupo Visabeira, onde se inclui o Montebelo Lisbon Downtown Apartments na Rua da Prata, o Restaurante Zambeze no Miradouro do Chão do Loureiro com uma vista incrível da cidade de Lisboa com capacidade para grandes eventos, a Cervejaria Antártida e o Restaurante italiano Troppo Squisito em pleno coração da Praça do Comércio e o Restaurante La Panamericana by Chakall na Avenida da India, que percorre todos os sabores da rota panamericana e com um excelente espaço interior e exterior para eventos e grupos.
Qual é a sua formação?
Sou licenciada em Economia, com uma pós-graduação em Marketing Management.
Posteriormente fiz o Curso de Especialização em Direção Hoteleira. Ao longo do percurso profissional tenho vindo a adquirir competências na área de hotelaria. quer por via de especializações em FB. como noutras áreas dentro da hotelaria
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Que se dediquem de facto à formação, porque é um fator fundamental e a base de tudo, que não abdiquem da experiência da operação com o objetivo de alcançar cargos de liderança e gestão pois a experiência na operação é fundamental para compreender muitas vezes as dificuldades e desafios das equipas. E, por último, que nunca esqueçam que a hotelaria e a restauração começa na paixão com que nos dedicamos e abraçamos os desafios diários.