Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. José Louzã Henriques, diretor de Alojamento do Altis Grand Hotel & Altis Suites, está nomeado para Melhor Diretor de Alojamento.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
A nomeação para os Xénios 2025 representa um reconhecimento da dedicação e do trabalho de toda a equipa. Enquanto líder, tenho a sorte de contar com uma equipa de profissionais excecionais e esta nomeação é o reflexo do nosso esforço coletivo e do compromisso com a excelência.
E o que significa ser o Melhor Diretor de Alojamento?
O papel de um diretor é liderar a melhoria contínua em diversas frentes: desde a otimização da experiência do cliente, passado pelo desenvolvimento e motivação da equipa, até à maximização dos resultados financeiros do hotel. Ser reconhecido como Melhor Diretor de Alojamento é um indicador de que estamos no caminho certo, mas também representa uma responsabilidade acrescida de continuar a elevar os nossos padrões, inovar e alcançar resultados cada vez melhores.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
A hotelaria é uma área desafiante, que requer dedicação e um forte compromisso com o serviço. Como costumamos dizer entre colegas, só trabalha em hotelaria quem realmente gosta, pois é um setor que exige mais de nós precisamente nos momentos em que outros se divertem. Contudo, é essa paixão por proporcionar momentos inesquecíveis aos nossos hóspedes que torna esta profissão tão gratificante. A busca constante pela excelência é o que distingue a verdadeira experiência hoteleira.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso começou naturalmente como estagiário em várias áreas, desde receção e housekeeping até restaurante, bar, cozinha e economato. Ao longo do tempo, fui evoluindo para funções de liderança, passando por Assistente de Direção, Diretor de F&B, Diretor de Hotel e, atualmente, Diretor de Alojamento.
Qual é a sua formação?
Sou licenciado em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Após a licenciatura, concluí uma Pós-Graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão. Em 2019, obtive também o Certificado de Competências Pedagógicas, com o objetivo de poder partilhar os meus conhecimentos e formar as equipas e futuros profissionais do setor.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
A mensagem que deixo é a mesma que partilho com todos os meus colaboradores e estagiários: façam a diferença. A hotelaria não se resume a fazer o básico, mas sim a ir além das expectativas. O verdadeiro reconhecimento vem da capacidade de surpreender. A chave para o sucesso está em fazer mais do que o esperado, até nas tarefas que os outros evitam. Se seguirmos este princípio, as oportunidades e o sucesso surgem naturalmente.