Xénios 2025: “Um orgulho enorme no reconhecimento justo de Revenue Management como categoria relevante”
Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Alexandre Pereira, Head of Commercial Strategy do Real Hotels Group, está nomeado para Melhor Gestor de Revenue Management.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Primeiro um orgulho enorme no reconhecimento justo de Revenue Management como categoria relevante e nomeável por parte da ADHP. E depois uma satisfação por fazer parte de um leque de talentos que muito tem contribuído para o avanço desta disciplina a nível nacional.
E o que significa ser o Melhor Gestor de Revenue Management?
Estar nomeado entre os melhores é um prazer e também uma responsabilidade para continuarmos em equipa um bom trabalho que nos levou a este reconhecimento
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Desde cedo, fascinou-me o encontro entre culturas, o ser anfitrião e receber pessoas em casa, e acima de tudo a inabalável paixão e orgulho de ser português. Acho extremamente compensador recebermos turistas – estrangeiros e portugueses – nos nossos fabulosos destinos nacionais e fazê-los sentir em casa.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
Comecei como agente de Reservas no Grupo Real, enveredando pela área de Revenue Mgt a partir de 2010. Em 2013 ajudei a estruturar o Cluster de RM no Radisson Hotel Group em Estocolmo. Voltei a Portugal em 2016 para assumir a Direção de Revenue Mgt no Real Hotels Group. Cargo que exerci até acumular com a equipe de Vendas em 2022. Presentemente, assumo a direção Comercial de todo o grupo, com as áreas de Vendas, Revenue, Distribuição, Reservas e Coordenação de Eventos.
Qual é a sua formação?
Licenciatura Bi-Etápica em Turismo & Marketing.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Uma mensagem de entusiasmo por ver o interesse e vontade em enveredar por esta área e otimismo porque é uma área que – sim, exige tenacidade, resiliência e sacrifício – mas que é altamente compensadora e em que o nosso país é seguramente dos melhores do mundo!