Xénios2024: “Servir pessoas é dar e receber um sorriso genuíno, com o foco na excelência do serviço”, Carla Silva

A ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal distingue, todos os anos, a excelência da Hotelaria através dos Prémios Xénios. Ambitur falou com os vencedores deste ano que nos explicam o que significa receber esta distinção, falando-nos também do seu percurso e motivações. Carla Silva, diretora de Recursos Humanos da Minor Hotels, venceu o prémio de Melhor Gestor de Potencial Humano em 2024.

O que significa para si ser reconhecida com o Prémio Xénio 2024?
Foi com emoção e gratidão que recebi o Prémio Xénio 2024, na vertente da Gestão do Potencial Humano.

Este prémio não é apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas sim uma homenagem a toda a minha equipa e a todos os profissionais que trabalham diariamente para o bem-estar, desenvolvimento profissional das equipas e o crescimento da Minor Hotels em Portugal.

Porquê trabalhar em Hotelaria? O que a move todos os dias?

Fazer parte do Grupo Minor Hotels, é fazer parte de uma empresa em constante crescimento, onde as pessoas são verdadeiramente importantes. A nossa diversidade de portfólio e a presença mundial são um mundo de oportunidades para quem ambiciona crescer e evoluir profissionalmente a nível local, nacional e internacional.

Neste setor, como em todos, cabe ao profissional de Recursos Humanos, fazer a aculturação das pessoas, motivar, fidelizar, para que as equipas se tornem elas próprias embaixadoras da marca e do setor tão apaixonante e desafiante como o nosso.

A mim, em especial, motiva-me trabalhar numa empresa tão dinâmica, que promove uma cultura forte virada para as pessoas e que dá autonomia para poder trabalhar em projetos realmente desafiantes.

Qual foi o seu percurso profissional até chegar aqui?

Enquanto tirava a licenciatura em GRH pelo ISCTE, trabalhei no Grupo Arié apoiando a gestão de várias marcas (CK Calvin Kein, GFF Studio, Gianfranco Ferre) e acompanhando a abertura da primeira Loja CK Calvin Kein, na Avenida da Liberdade.

Em 2001, iniciei um estágio curricular em Gestão de Pessoas, no Tivoli Avenida Liberdade Lisboa Hotel. Fui tendo oportunidades dentro do Grupo, assumindo a equipa de payroll, mais tarde a Direção Regional de Recursos Humanos para os Hotéis de Lisboa, Sintra, Coimbra e Porto. Hoje sou Director of People . Minor Hotels . Portugal, cargo que assumi em dezembro de 2019.

Qual é a sua formação?

Tenho Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE mas necessitei de aprofundar o conhecimento na área de negócio e, em 2007, frequentei um Master em Gestão Hoteleira – Programa Executivo promovido pelo IPAM.

Neste Programa entusiasmei-me pela Gestão de Marketing e iniciei um Mestrado em Gestão de Marketing também pelo IPAM.

Onde se vê daqui a 10 anos?

Prefiro viver o momento e não tenho planos a tão longo prazo. Provavelmente estarei a relacionar-me com pessoas e a dar o melhor de mim.

A quem gostaria de dedicar este Prémio?

Em primeiro lugar, á minha equipa que me desafia e a quem eu desafio constantemente. Gostamos de ideias e de projetos novos!

Também dedico este prémio àqueles que sempre me apoiaram no meu crescimento, que acreditam em mim e no meu potencial.

Os meus amigos são e sempre serão muito importantes na minha vida e especialmente à minha família que sempre me apoiou neste percurso e me confortou em momentos mais difíceis.

Já não tenho o meu Pai comigo mas tenho a certeza que ficaria muito orgulhoso de ver a sua filha crescer ligada ao hotel onde trabalhou e o qual partilhou tantas histórias…

Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?

Esta é a área de negócio mais apaixonante! Mais do que competências técnicas, servir pessoas é dar e receber um sorriso genuíno, com o foco na excelência do serviço.

Leia também…

Xénios2024: “A Hotelaria remete-me para o desafio constante de trabalhar com pessoas e para pessoas”, Sandra Nunes