Xénios2024: “Somos tradicionalmente um povo hospitaleiro e enquadro-me perfeitamente nesta genética”, Afonso Magalhães

A ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal distingue, todos os anos, a excelência da Hotelaria através dos Prémios Xénios. Ambitur falou com os vencedores deste ano que nos explicam o que significa receber esta distinção, falando-nos também do seu percurso e motivações. Afonso Magalhães, diretor de Vendas do Mama Shelter Lisboa, venceu o prémio de Melhor Diretor Comercial 2024.

O que significa para si ser reconhecido com o Prémio Xénio 2024?

É um privilégio e uma honra ser reconhecido com este Xénio. Ser contemplado na lista final já é, por si só, razão para orgulho. Temos a sorte de ter um país que conta com uma panóplia de personalidades de excelência e devemos continuar a exaltá-los.

Porquê trabalhar em Hotelaria? O que o move todos os dias?

Sou uma pessoa de pessoas. Tiro um prazer enorme a receber pessoas em minha casa, assim como no Hotel que represento. Somos tradicionalmente um povo hospitaleiro e enquadro-me perfeitamente nesta genética.

Qual foi o seu percurso profissional até chegar aqui?

Comecei no grupo Altis, mudei-me passados uns anos para o grupo Minor Hotels onde permaneci dois anos e meio, de seguida representei o grupo Eurostars Hotels durante outro par de anos, e neste momento estou há três anos a liderar o Departamento Comercial do Mama Shelter, marca da Accor Hotels.

Qual é a sua formação?

Mestrado em Hospitality Management em Cornell University , Licenciado em Gestão Hoteleira na Universidade Europeia

Onde se vê daqui a 10 anos?

Prefiro viver o presente e deixar o futuro para o destino! Não vejo impossíveis, todos os cantos do mundo têm o seu encanto. Sendo que cada vez que viajo, que acontece muito regularmente, mais gosto de Portugal.

A quem gostaria de dedicar este Prémio?

A todas as pessoas que votaram em mim; À minha equipa do Mama Shelter, são o motor por detrás de todo o meu e nosso sucesso; Aos meus colegas da Indústria, que são muitos espalhados por Portugal e pelo Mundo fora. À minha família e amigos, que mesmo não conhecendo alguns termos técnicos hoteleiros, como RevPar, ADR ou Pick-up, me continuam a apoiar incondicionalmente, desde que lhes continue a arranjar descontos em Hotéis sempre que vão de férias.

Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?

Queridos jovens hoteleiros, esta nossa Indústria, para além de dinâmica, é apaixonante. Temos hoje em dia uma grande diversidade de oportunidades dentro de uma só Indústria, pelo que levem o vosso tempo a “acertar” no ramo que mais gostam. Não tenham medo de arriscar! Estudem, explorem, ousem, inovem, falhem para mais tarde acertarem, e nunca percam a autenticidade!