YOTEL anuncia investimento estratégico de 250 milhões com Starwood Group

A YOTEL, que tem como um dos seus maiores acionistas a United Investments Portugal (representada por Carlos Leal) e detém o Pine Cliffs Resort e o Sheraton Cascais Resort, anunciou que o fundo do Starwood Capital Group realizou um investimento estratégico de cerca de 210 milhões de euros na cadeia hoteleira.

Esta injeção de capital prevê a aquisição de 30% do capital do YOTEL, a compra de imobiliário para o desenvolvimento de novas unidades hoteleiras, remodelações de unidades existentes e expansão internacional. Esta aceleração da expansão internacional da marca terá especial enfoque na Europa, América do Norte e Ásia. Irá igualmente permitir fortalecer a identidade da marca e melhorar a experiência inovadora aos seus clientes.

Além disso, com este investimento, Cody Bradshaw, diretor geral e head of European Hotels, e Sarah Broughton, senior vice president da Starwood Capital Group, irão integrar a administração do YOTEL, onde já estão os representantes dos acionistas maioritários: Al-Bahar Group, IFA , a United Investments Portugal  e a AQARAT – que detêm 65% do capital do YOTEL.

Citado em comunicado, Talal Al Bahar, chairman do YOTEL e investidor principal, admitiu estar “muito satisfeito por anunciar este novo investidor institucional para o YOTEL, juntamente com os acionistas já existentes”. O também CEO da United Investments Portugal, sublinhou que “o investimento do Starwood Capital Group valida a estratégia da empresa e fornece força e estabilidade a uma expansão e a novas aberturas que já estão nos horizontes do YOTEL, no caminho de se tornar uma marca hoteleira de luxo a um custo acessível”.

Para o CEO do YOTEL, Hubert Viriot, a marca hoteleira “está a crescer a um ritmo acelerado”, contando já com 15 hotéis em vários níveis de desenvolvimento. “Estamos entusiasmados com esta parceria”, prossegue, sublinhando “a experiência da Starwood Capital em termos de design e o conhecimento tecnológico que irá contribuir para expandir a nossa plataforma e atrair talento”. “Acreditamos que será possível aumentar o número de mercados onde já estamos, trabalhando diretamente com parceiros atuais, esperando criar novas oportunidades de relacionamento que conduzam a marca para um próximo nível”, acrescenta.

A Starwood Capital já assegurou que cidades como Edimburgo, Glasgow e Amsterdão, que irão receber as primeiras unidades YOTEL, já em 2019. “Esta parceria estratégica e este investimento da Starwood Capital mostra a paixão e o compromisso que temos em investirmos em plataformas de alojamento inovadoras”, disse Barry Sternlicht, chairman e CEO do Starwood Capital Group.

“A YOTEL é uma marca fantástica, focada na tecnologia, no design inteligente e na oferta de experiência distintiva ao cliente, a um preço acessível, que é a estratégia certa para esta onda digital disruptiva”, considera, acrescentando que “o YOTEL tem uma atratividade global e a sua expansão será fácil, aliada a aquisições estratégicas e a desenvolvimentos nos centros das cidades mais desejadas e próximo dos aeroportos”.

A parceria com o Starwood Capital Group surge num momento em que o YOTEL comemora o seu 10.º aniversário, um ano também marcado pela abertura do novo YOTEL Boston e YOTEL San Francisco, nos EUA, e o YOTEL Singapura, que será inaugurado a 1 de outubro, tornando-se a primeira unidade da marca na Ásia e ainda projetos em desenvolvimento em Londres, Miami, Dubai, Turquia e Genebra. O bank of America Merrill Lynch foi o assessor financeiro do Starwood Capital Group nesta operação.