Zalamea de La Serena promove-se em Lisboa com “O Alcaide de Zalamea”

A peça “O Alcaide de Zalamea”, um dos símbolos da literatura espanhola, apresenta-se em Lisboa no dia 19 de maio no Instituto de Cervantes, com vista a promover a região de Zalamea de La Serena como festa de interesse turístico internacional. Pela primeira vez, a famosa obra literária espanhola atravessa a fronteira para se apresentar no país vizinho. O objetivo do município de Zalamea de La Serena é promover a região à imprensa portuguesa e ultrapassar a homologação de interesse turístico regional para nacional, pelo governo espanhol.

À semelhança de outras regiões espanholas que apontam para Lisboa como um alvo de promoção turística internacional, como Alicante, a região de Zalamea de La Serena não foge à regra. A candidatura é apoiada pela região de Badajoz, pelo Instituto Cervantes e pelo Turismo de Badajoz e tem vindo a ser promovida através de presenças em eventos estratégicos, como a BTL em Lisboa e a FITUR em Madrid.

A representação ilipense continua os seus esforços para obter o título de festa de interesse turístico nacional em Espanha, coincidindo este ano com seu 24º aniversário. Um desafio colocado pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do trabalho realizado pelos residentes da cidade de Zalamea de la Serena que, desde 1994 e sob a direção de Miguel Nieto, são transportados para o século XVI, em cada mês de agosto, para dar vida à obra de Calderón de la Barca.