Zoomarine: Momentos inesquecíveis em família

Zoomarine: Momentos inesquecíveis em família

Umas férias no Algarve não são o mesmo sem uma visita ao Zoomarine, em Albufeira. Este parque temático oferece-lhe momentos memoráveis de diversão e aprendizagem, onde não falta a possibilidade de conhecer de perto o golfinho roaz através do programa Dolphin Emotions.

Sol e praia são atributos indissociáveis de umas férias no Algarve. Mas se quer passar momentos inesquecíveis em família, ou entre amigos, repletos de diversão e emoção, não pode deixar de conhecer, ou de revisitar, o Zoomarine.

Jurassic River

Localizado na Guia, em Albufeira, este parque temático abriu ao público, pela primeira vez, a 3 de agosto de 1991. A missão foi, desde sempre, transportar adultos e crianças a um mundo de sonho e fantasia, criando sensações únicas que tocam corações e despertam mentalidades. Muito mais do que “apenas” um parque de atrações, o Zoomarine promove também o conhecimento, a preservação e a educação ambiental, sempre de uma forma divertida e apaixonada.

E foi isso mesmo que pudemos constatar no dia que ali passámos e onde tivemos oportunidade de experimentar praticamente todas as diversões deste ano.

Pode começar por alugar uma cabana, chapéu-de-sol com espreguiçadeiras ou simplesmente um chapéu-de-sol, para aí poder estabelecer a sua “base” e deixar as toalhas de praia. Em torno da Zoomarine beach não faltam opções. E aí, além de estar numa praia de ondas rodeada de areia branca, já tem o acesso facilitado a alguns escorregas aquáticos, como o Aquatube & Body Slide, o Harakiri que lhe proporciona uma descida vertiginosa cheia de adrenalina, ou outras piscinas que lhe permitem nadar e entrar numa zona de jogos de água que é diversão garantida para os mais pequenos.

E é também a pensar nos mais novos que existe a Ilha do Tesouro com escorregas por entre piratas, baús de tesouro e barris de água. O Aquasplash promete fazer as delícias de pais e filhos que, armados de canhões, tentam acertar nos outros barris. E as crianças podem ainda contar com o Carrossel Atlântida e o Zoomarine Express para brincadeiras em família.

A mini montanha russa Buffalo, elevada até aos 4,5 metros de altura, leva todos numa viagem de sinuosas curvas cheias de adrenalina. E a Roda Gigante, do alto dos seus 26 metros de altura, permite-lhe ter uma fantástica vista panorâmica de todo o parque. No Rio dos Cocos, e ao longo de 400 metros, navegará por entre falésias e desfiladeiros com mais de oito metros de altura, sempre cercado por uma vegetação tropical maravilhosa.

Os mais aventureiros não irão seguramente deixar de experimentar o Navio Pirata que se ergue numa inclinação de até 70 graus. E a grande novidade deste ano é o Jurassic River, uma viagem aquática num rio selvagem, que atravessa uma selva tropical ladeada por desfiladeiros e quedas de água e que, ao longo do percurso, vai revelando os magníficos gigantes que habitaram o nosso planeta há milhões de anos.

Um dia repleto de espetáculos
Além de todas estas diversões mais “agitadas”, há ainda lugar para vários espetáculos que, diariamente e várias vezes ao dia, nos levam a outros imaginários. Na Baía dos Piratas entra num cenário épico com heróis de pala e espada que desempenham peripécias e acrobacias. A já tradicional apresentação dos golfinhos é sempre imperdível, assim como a nova apresentação “Sea of Adventures”, no novo habitat “Câmara de Lobos” das focas e leões-marinhos. Não deixe ainda de visitar o aquário Oceanus com as suas espécies misteriosas e de assistir à exibição de um filme 4D – “Little Dolphin” – que retrata alguns dos desafios que estes espécimes enfrentam ao longo da sua vida.
Deixando o ambiente marinho, a apresentação de aves rapinas “Wings of the World” permitir-lhe-á conhecer falcões, bufos e águias; e a apresentação de aves tropicais “Flying Colours” traz-lhe as cores e os sons das araras, papagaios e catatuas.

Apresentações que além de nos garantirem um dia muito bem passado são também evidência das preocupações do Zoomarine no que diz respeito À conservação e educação ambiental e aos problemas ambientais que ameaçam a vida do nosso planeta.

Dolphin Emotions: nadar com golfinhos
Estar frente a frente com a espécie de golfinho mais famosa do mundo, o golfinho-roaz, é um momento que seguramente ficará na memória de quem participar no programa Dolphin Emotions do Zoomarine. A experiência Premium pode ter até 12 participantes, durando cerca de 90 minutos. Começámos por visualizar um vídeo e uma palestra educacional onde ficámos a conhecer um pouco melhor o golfinho-roaz, a sua biologia e ecologia, e é também nesta fase que nos esclarecem sobre o que se passará de seguida, identificando os diferentes momentos, a forma como devemos agir perante o golfinho e que tipo de ação teremos pela frente. Com os fatos vestidos podemos então entrar na água, onde somos divididos em dois grupos, cada um com o seu golfinho. A nós coube-nos a Alpha, de 12 anos, o primeiro golfinho português a ser gerado por inseminação artificial e, por essa razão, um animal muito acarinhado entre todos. Seguem-se então cerca de 30 minutos de interação com o golfinho nos quais, com a supervisão de um treinador, podemos realizar vários movimentos aquáticos e partilhar de momentos de ternura com estes extraordinários embaixadores dos oceanos. O difícil mesmo é despedirmo-nos destes animais brincalhões mas a certeza de que um dia repetiremos a experiência acaba por ajudar.

Para participar basta ter oito ou mais anos de idade, saber nadar e estar em boa forma física.

Esta reportagem foi publicada na edição 322 da Ambitur.