Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Hugo Gil Esteves, Head of Revenue da Savoy Signature, está nomeado para Melhor Gestor de Revenue Management.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Ser nomeado para os Xénios 2025 é um reconhecimento do impacto da atividade de Revenue na hotelaria em Portugal e nos diversos projetos que liderei ao longo do meu percurso profissional. Esta nomeação reflete não apenas os resultados individuais e coletivos alcançados, mas também todo o esforço, dedicação e trabalho nos bastidores do meu dia-a-dia.
E o que significa ser o Melhor Gestor de Revenue Management?
Fazer parte da lista de nomeados para a categoria de Melhor Gestor de Revenue Management, que este ano estreia nos Xénios, é um orgulho. Esta nomeação reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido para a valorização e democratização do Revenue Management em Portugal e reforça a responsabilidade de continuar a contribuir para a evolução da área.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Não tendo formação base em hoteleira, a pergunta certa seria: “E porque não hotelaria?” Num setor feito de pessoas para pessoas, o facto de cada dia na hotelaria ser diferente e de o Revenue Management combinar inúmeras variáveis de negócio sem, no entanto, ser uma ciência exata, gera uma dinâmica única entre a gestão de pessoas e a gestão do negócio.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
Desde o início da minha carreira, tenho-me dedicado a desenvolver sistemas dinâmicos que aliem a gestão das equipas a uma abordagem estratégica e analítica, sempre com foco na performance e na criação de valor para as equipas e unidades que gerimos. Tive o privilégio de sair de Portugal muito cedo e trabalhar em grandes marcas internacionais, como IHG e Marriott, onde aprendi as melhores práticas do setor a nível global e as apliquei em diversos mercados europeus.
Em Portugal, integrei a equipa que lançou a RM HUB, onde liderei as operações até à consolidação da empresa como uma referência nacional na área da consultoria, outsourcing e formação de Revenue e Vendas, apoiando mais de 70 Hotéis. A este portfólio juntam-se as unidades da UIP – United Investments Portugal, incluindo o Pine Cliffs Resort, Sheraton Cascais, Hyatt Regency Lisboa e Yotel Porto e, mais recentemente, a Savoy Signature, onde atualmente desempenho funções como Head of Revenue.
Complementei este percurso assumindo responsabilidades académicas no ensino e formação, bem como participando em programas de fóruns de partilha de conhecimento de Revenue Management, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de talento na área.
Acredito que esta nomeação reflete não apenas o impacto do meu trabalho, mas também o compromisso contínuo em expandir o alcance do Revenue e elevá-lo a um patamar de excelência em Portugal.
Qual é a sua formação?
Sou licenciado em Gestão de Empresas pela FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e tenho um Mestrado em Direção Hoteleira pela ESHT-IPP – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto. Além disso, completei diversas formações de Revenue pelas principais marcas americanas, como IHG, Marriott e Hyatt, bem como formações mais especializadas em áreas como Análise de Dados, Sistemas de Informação, Machine Learning, Gestão De Pessoas, Comunicação e Programação Neurolinguística.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Que sejam genuínos e acreditem que a diferença e a diversidade são as maiores fontes de valor acrescentado, tanto para o talento como para os empregadores da indústria.
Falando na primeira pessoa, tendo sido sempre considerado como um “outlier”, com escolhas menos convencionais que resultaram num percurso pouco típico.
No entanto, foram precisamente as decisões mais autênticas e a diversidade de aprendizagem que geraram os melhores resultados.





















































