No ano em que a Fundação Inatel celebra os seus 90 anos de vida, o presidente, José Manuel da Costa Soares, esteve à conversa com a Ambitur. Neste momento, a oferta hoteleira da Inatel é de 15 unidades, num total de 1150 quartos em Portugal Continental e Porto Santo. Mas estão previstos novos investimentos nos Açores e na costa alentejana.
Enquanto presidente da Fundação Inatel, qual considera ser a principal missão da organização que lidera?
A Fundação Inatel é de facto uma instituição ímpar do nosso país. Presta um serviço de enorme relevância social em todo o território, realizando atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador.
Neste contexto, todo o nosso esforço e empenho é garantir a qualidade dos serviços na valorização da ocupação dos tempos livres de jovens, trabalhadores e seniores, desenvolvendo atividades de turismo social, fruição cultural, desporto, inclusão e solidariedade social.
Esta será, assim, a principal missão: contribuir para o bem-estar integral e desenvolvimento pessoal de todos com enfoque nos nossos associados.
Quais os desafios que a nova administração tem pela frente na liderança da Fundação Inatel e quais os objetivos que se propõe realizar?
Trabalhar e aprofundar os padrões de inclusão, igualdade para a comunidade através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.
Neste ano em particular, em que comemoramos 90 anos de vida, inspirados por um passado de excelência, vamos trabalhar para garantir um futuro ambicioso e sustentável. É neste contexto que pretendemos aumentar o número dos nossos associados, promovendo campanhas especiais de adesão.
O que abrange hoje o universo da Fundação Inatel?
É um conjunto de equipamentos e atividades que vão desde o turismo social (hotelaria e viagens), da cultura popular (com destaque para a defesa das tradições e salvaguarda do património imaterial) e do desporto amador (quadro diversificado para a prática de várias modalidades).
Um universo com uma energia muito própria, que dá vida a diversas valências e que envolve uma massa associativa com mais de 200 mil associados individuais e 3500 associados coletivos (os Centros de Cultura e Desporto), que juntos são as verdadeiras estrelas desta constelação.
A nível turístico/hoteleiro, qual a oferta da Fundação Inatel?
A oferta hoteleira da Fundação INATEL é diversificada e planeada no respeito pelos valores da sustentabilidade e da solidariedade. Estamos presentes em todo o país, privilegiando as dimensões Praia, Montanha, Natureza, Saúde e Bem-Estar.
Neste momento, dispomos de 15 unidades hoteleiras entre as 2 e as 4 estrelas, localizadas em Portugal Continental e Ilha da Madeira (Porto Santo). Representam cerca de 1.150 quartos e 2.300 camas, tendo como principal mercado o nacional, embora com boas representações de mercados internacionais, como sejam o espanhol, francês e inglês. Temos ainda três parques de campismo – Cabedelo (Viana do Castelo), S. Pedro de Moel e Caparica – bem como duas unidades de termas e SPA, inseridas nos hotéis de Entre-Os-Rios e de Manteigas, na Serra da Estrela.
A nível de programas de turismo, a nossa programação também é diversificada e seletiva, privilegiando destinos nacionais e internacionais, trabalhando sempre com o mesmo espírito, procurando desenvolver propostas de um turismo sustentável e solidário, visando o enriquecimento cultural dos participantes e o desenvolvimento dos territórios e das suas comunidades, escolhendo criteriosamente os destinos e épocas a trabalhar.
Temos igualmente a preocupação de desenvolver programas considerando as motivações dos diferentes públicos, desenhando programas turísticos, em articulação com os municípios e parceiros locais, com uma grande amplitude de temáticas, desde circuitos culturais, fortemente ligados ao património imaterial (gastronomia, festas e romarias, entre outros), passando pelo turismo de natureza, pelo turismo de base comunitária, com viagens de descoberta e partilha, cujo objetivo essencial é a partilha e envolvimento com as comunidades locais, até programas mais pensados para segmentos específicos, como o caso do turismo sénior.
Qual a estratégia e metas a nível de crescimento da oferta hoteleira?
Em termos de crescimento, estamos neste momento a requalificar alguns dos nossos atuais hotéis e parques de campismo, nomeadamente em Entre-Os-Rios, Cabedelo, Caparica e Oeiras, prevendo-se novos investimentos na região autónoma dos Açores e na costa alentejana. Queremos consolidar os nossos sucessos e crescer de forma sustentável e responsável.
De que forma procuram apoiar e praticar a sustentabilidade?
No caso da hotelaria, é importante mencionar a certificação ecológica Green Key, já presente em 12 dos nossos hotéis, bem como outras iniciativas nesse âmbito, como sejam a redução de impactos no que diz respeito à oferta existente ao nível de amenities, apostando na opção dos doseadores ou a reciclagem de refeições com a Dar&Acordar, entidade que promove o Refood e encaminha para instituições de cariz social as refeições que possamos produzir em excesso.
Também no âmbito do Turismo acessível e inclusivo, daremos continuidade com a “Tur4all” e a “Accessible Portugal”, sobretudo no que diz respeito a formação de equipas para este tipo de público e em paralelo pretendemos incluir neste tema da acessibilidade, a ferramenta “Handiscover Hospitality”.
A nível da formação, ainda mantêm a Academia Inatel ligada a ações relativas ao turismo e hotelaria?
Gostaria de destacar o projeto Inatel Hotels Academy, que colocámos no plano de atividades, e que pretende apostar no projeto global formativo das nossas equipas e dos nossos equipamentos hoteleiros, tendo como objetivo proporcionar formação certificada na área de intervenção da Hotelaria Inatel, numa vertente endógena e exógena à Fundação Inatel, designadamente, nas áreas de housekeeping, gestão básica hoteleira, cozinha, restauração, atendimento, gestão de reclamações, HACCP, Coaching, serviço ao cliente, higiene e segurança no trabalho, entre outras. ‘Hotéis Inatel Academy’ pretende ser uma entidade formativa de referência nacional, diferenciadora, dada a sua inclusão em pleno empreendimento hoteleiro, distinta dos tradicionais espaços formativos em empresas formativas e escolas.
Gostariam de acrescentar algo mais?
Gostaria de reforçar a superior importância da Fundação Inatel na sociedade portuguesa.
Ao longo de décadas tem servido gerações, estabelecendo uma relação de confiança com ampla base associativa que é a sua força motriz.
Neste ano em que celebramos 90 anos de uma vida ao serviço dos portugueses, em particular dos seus associados, o nosso foco está na renovação do espírito da missão de base, preservando a sua singularidade, inovando e acompanhando as tendências e necessidades, sem perder a autenticidade que é a marca indelével desta instituição.
Um passado com 90 anos é um grande legado patrimonial, assente numa estrutura sólida com uma missão baseada em valores e atividades que se pretendem preservar e multiplicar tendo como visão perpetuá-las no futuro para as gerações vindouras com projetos cada vez mais ambiciosos e próximos de “todos”.
Parafraseando o Papa Francisco, quero uma Fundação inclusiva para todos, todos, todos!
Por Inês Gromicho, publicada na edição 351 da Ambitur.





















































