As agências de viagens enfrentam uma pressão crescente devido à fragmentação dos sistemas de conteúdos, que está a elevar os custos operacionais e a dificultar a oferta de uma experiência consistente ao cliente. Um novo estudo global encomendado pela Sabre revela que mais de 91% das agências utilizam quatro ou mais sistemas de reservas, e mais de metade gere sete ou mais – uma dispersão que afeta diretamente a produtividade, a rentabilidade e a satisfação dos colaboradores.
Como resposta a estes desafios, a Sabre está a lançar o SabreMosaicTM Travel Marketplace, uma plataforma que reúne a mais ampla oferta de conteúdos do setor num único ponto, com capacidades de inteligência artificial integradas e conectividade flexível.
“Todos os setores enfrentam fragmentação na era digital”, afirmou Jen Catto, Chief Marketing Officer da Sabre. “Na publicidade, é a atenção fragmentada. Na televisão, é a programação fragmentada. Na área financeira, são os dados fragmentados. As viagens nunca foram simples, mas num ambiente de conteúdos de múltiplas fontes, a fragmentação está a atingir novos níveis de complexidade – e começa a ter um impacto real. As agências foram claras connosco: querem simplicidade. Querem acesso unificado. E querem tecnologia que as ajude a servir os viajantes, e não a atrasá-las.”
Principais conclusões do estudo
75% das agências indicam que o número de ligações a conteúdos aumentou nos últimos três anos
Mais de 80% acreditam que o acesso unificado através de uma única plataforma reduziria os custos tecnológicos
Quase 90% gerem quatro ou mais integrações API, sendo que mais de metade consideram o peso tecnológico um desafio relevante
No que se refere à complexidade crescente com o uso de múltiplos sistemas, 91% das agências utilizam quatro ou mais sistemas de reservas, mais de 50% usam sete ou mais, e 10% operam com mais de 10. O fenómeno é especialmente evidente em grandes agências e na região Ásia-Pacífico. Em vez de consolidar, a maioria continua a adicionar sistemas para aceder a mais conteúdos.
Segundo a Sabre, isto tem um impacto negativo na operação, com as agências a indicarem que operar com vários sistemas aumenta a complexidade, eleva os custos tecnológicos, atrasa a formação de novos agentes, gera frustração nas equipas dificulta a entrega de uma experiência consistente ao cliente.
Ao mesmo tempo, a inteligência artificial (IA) é vista como uma solução promissora: 91% das agências acreditam que pode melhorar tanto a produtividade como a experiência do cliente. No entanto, 41% manifestam preocupações quanto às implicações da IA, a longo prazo, para os postos de trabalho – o que reforça a necessidade de uma implementação responsável.
Um mercado digital moderno, com IA incorporada, que reúne o mundo das viagens
Com a evolução da sua oferta de distribuição, a Sabre foi além do modelo tradicional de GDS para disponibilizar um mercado digital moderno, aberto e neutro em relação ao conteúdo, que suporta fluxos de trabalho baseados em ofertas e encomendas, proporcionando às agências as ferramentas necessárias para prosperar num ambiente fragmentado.
“As agências de viagens não deviam ter de lidar com uma dúzia de sistemas para desempenhar o seu trabalho”, declarou Garry Wiseman, Chief Product Officer da Sabre. “O SabreMosaic Travel Marketplace elimina essa complexidade com uma plataforma única e inteligente. Não se trata apenas de mais conteúdo: trata-se de ferramentas com IA que apresentam os conteúdos certos, geram recomendações mais inteligentes e simplificam o processo de venda. O GDS é apenas uma das várias peças do nosso mosaico de conteúdos de múltiplas fontes. Estamos a retirar as dúvidas sobre como integrar IA nos sistemas das agências. Enquanto outros falam de transformação, nós estamos a concretizá-la, para servir melhor os nossos clientes – e para que eles possam servir melhor os seus.”





















































