A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) mostra-se preocupada com o impacto dos incêndios nas regiões mais afetadas, com reflexos diretos e imediatos nas atividades do alojamento turístico e da restauração e similares.
“O flagelo dos incêndios tem provocado cancelamentos de reservas e encerramentos de empresas, com quebras significativas na taxa de ocupação no alojamento e redução da procura em toda a atividade turística, comprometendo de forma séria a sustentabilidade dos negócios e dos postos de trabalho”, pode ler-se no comunicado partilhado com a imprensa.
Face a esta situação, a associação reuniu com o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, tendo apresentado propostas objetivas que permitem compensar as perdas já registadas e mitigar impactos futuros. A associação defende que, dada a especificidade destas perdas, os apoios devem assumir uma forte componente a fundo perdido, garantindo liquidez imediata às empresas. A AHRESP prestará o apoio necessário na instrução dos processos de candidatura das empresas afetadas.
O verão representa, tradicionalmente, o período mais importante para a atividade turística, sobretudo nos territórios de baixa densidade. “Sem respostas rápidas e eficazes, os incêndios poderão comprometer não apenas a época alta de 2025, mas também a atratividade futura dos destinos afetados, com graves consequências para a economia local e nacional”.
Paralelamente, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e a AHRESP, tem estado a ser articulado o envio de bens alimentares essenciais para os teatros de operações, destinados aos bombeiros que combatem no terreno. Esta iniciativa solidária tem sido possível graças ao contributo de várias empresas que se associaram a esta causa comum.






















































