A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) vai levar os visitantes da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market a descobrir a Rota dos Templários, de 25 de fevereiro a 01 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
A CIM Médio Tejo participa na BTL 2026 em parceria com a Turismo Centro de Portugal, e quem se quiser aventurar pelo legado dos monges-guerreiros encontrará no stand desta entidade regional (stand 1A05, pavilhão 1) os melhores itinerários para explorar monumentos e lugares icónicos.
Ao percorrer as terras templárias do Médio Tejo desvendam-se o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, ambos Património Mundial da UNESCO, e outros pontos incontornáveis ligados à Ordem do Templo, como o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a Torre de Dornes, em Ferreira do Zêzere.
Para aprofundar a experiência de visita, a rota inclui o Centro Interpretativo Tomar Templário, no Complexo Cultural da Levada de Tomar, e o Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.
A mística que teve início no século XII cruza-se com o século XXI através de um conjunto de experiências imersivas. Entre elas destacam-se as visitas virtuais online em Realidade Virtual a alguns dos monumentos que integram a rota, a visita virtual ao Castelo de Almourol no ecrã de 180º do CITA, que garante a acessibilidade ao monumento a pessoas com mobilidade condicionada, e a experiência “Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar”, uma videoprojeção em maquete 3D disponível na sala da Rota dos Templários, no Convento de Cristo.
A viagem não termina aqui e envolve os exploradores numa experiência imersiva de Video Mapping na Torre de Dornes, inspirada nas lendas da Torre de Dornes e de N. Sra. do Pranto. Por sua vez, a App “Rota dos Templários” permite criar um passaporte digital no qual os visitantes podem carimbar os monumentos visitados, e disponibiliza ainda um photobooth com molduras temáticas, concebido para transformar a visita em experiências partilhadas.
E porque não conhecer a História de forma lúdico-pedagógica através dos jogos de memória, puzzles e quizzes integrados na app e no site templarportugal.com? Tudo foi pensado para que esta rota não seja apenas uma viagem histórica, mas sim uma viagem no tempo, que se revela intemporal.
O projeto Rota dos Templários no Médio Tejo integra a candidatura Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo 2030, afirmando-se como expoente máximo do Turismo Cultural que se pretende impulsionar na região, e tem cofinanciamento do FEDER através do Centro 2030.




















































