É já entre 24 e 25 de junho que decorrem os IX IWRT – International Workshops on Religious Tourism, este ano, e pela primeira vez, em formato virtual. Purificação Reis, presidente da direção da Aciso – Associação Empresarial Ourém- Fátima, entidade organizadora do evento, revela à Ambitur que este modelo virtual permitiu assegurar a continuidade da realização da bolsa de contactos num ano em que a concretização do evento presencial se verificou inviável. ” O formato virtual aparece como alternativa e a título de exceção, embora seja um formato que permite ir mais além nos conteúdos digitais”, reconhece a dirigente.
Com o formato virtual, cada Supplier deterá uma “montra digital” na área reservada à bolsa de contactos, onde poderá disponibilizar conteúdos digitais sobre os seus produtos e serviços que, por sua vez, poderão ser consultados e visualizados por todos os Hosted Buyers. Mas Purificação Reis garante que, no futuro, será retomado o formato presencial “pela possibilidade de estreitamento de relações entre Hosted Buyers e Suppliers, e pela possibilidade de proporcionar aos Hosted Buyers experiências e vivências autênticas neste território dando a conhecer tudo aquilo que ele tem para oferecer”. Mas a responsável não hesita em sublinhar: ” Acreditamos que, neste modelo virtual, a qualidade do IWRT e dos contactos comerciais nele estabelecidos, se manterá, sendo também um passo em frente na inovação e no acompanhamento das novas tendências tecnológicas”.
Esta edição contará com a sessão de abertura, apresentação do destino convidado e conferência, na manhã de dia 24 de junho, transmitidas em direto no site do evento (www.iwrt.pt). Durante a tarde haverá várias sessões paralelas à Bolsa de Contactos, contemplando temáticas relevantes para o setor religioso. A Bolsa de Contactos entre Hosted Buyers e Suppliers, a decorrer na tarde de 24 e durante o dia 25, acontecerá numa plataforma desenvolvida especificamente para o efeito, permitindo assegurar o estabelecimento de contactos de negócio com participantes dos diferentes continentes, o que de outro modo, e no atual contexto de pandemia, seria inviável, explica Purificação Reis.
Quanto à adesão, a dirigente associativa assegura que foi positiva, com mais de uma centena de inscrições a nível dos Hosted Buyers, principalmente de mercados como a Índia, Brasil, EUA e Filipinas, num total de 32 países. Quanto aos Suppliers inscritos, perto de uma centena, surgem não só de Portugal mas também de outros países europeus, num total de sete países diferentes.
São esperadas mais de 4500 reuniões. De recordar que os Hosted Buyers e os Suppliers inscritos terão de selecionar as suas preferências para as reuniões One-to-one, que serão pré-agendadas com o apoio do algoritmo desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria em parceria com a Aciso. “Queremos que os interessados em Turismo Religioso sintam que continuamos aqui e que somos um destino seguro, estando de braços abertos para receber os turistas quando decidirem que está na hora de voltar a viajar, proporcionando-lhes experiências e vivências em lugares onde serão felizes”, afirma Purificação Reis. E garante que a organização está empenhada em manter o IWRT como “o maior evento do segmento”. E sendo o Turismo Religioso um dos mais afetados pela pandemia, a responsável não duvida que este evento poderá ser chave. “Há uma forte vontade de voltar a viajar e é fulcral mostrar que estamos aqui e que o destino é seguro, proporcionando um ambiente de grande libertação emocional e de grande contacto com a natureza”, frisa.