A United Airlines vai inaugurar, no próximo dia 8 de junho, a nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, passando a ser a única companhia norte-americana a operar nos cinco aeroportos da ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam este verão.
Em comunicado, a ANA indica que o Aeroporto da Madeira e do Porto Santo receberam mais de cinco milhões de passageiros (+4,6% face a 2023), o que corresponde a um aumento de 50% relativamente a 2019.
Os aeroportos da Madeira e Porto Santo também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta.
Na mesma nota, a ANA indica ter registado, em 2024, um crescimento recorde no tráfego de passageiros em todos os seus aeroportos, salientando-se a expansão da rede de rotas e significativos investimentos estratégicos nas infraestruturas.
Novas rotas e expansão de capacidade para o verão de 2025
O compromisso da ANA| VINCI Airports com a expansão da conectividade global traduz-se na introdução de novas ligações estratégicas e no aumento da capacidade em diversas companhias aéreas:
Nova companhia e destino direto:
- Nova Iorque (Newark) com a United Airlines (voo inaugural a 8 de junho)
Novos destinos diretos:
- Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea)
- Edimburgo (Escócia) com a Ryanair (marca o retorno do 2º avião baseado na Madeira)
- Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair
- Milão ((Malpensa) com a Ryanair
- Bruxelas com a Brussels Airlines (regresso)
- Londres (Luton) com a Jet2.com
- Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu)
- Bournemouth (UK) com a Jet2.com
Rotas inauguradas durante o inverno de 2024 e que se estendem para o verão de 2025:
- Reiquiavique com a Play
- Amesterdão com a easyJet
- Colónia com a Eurowings
- Estocolmo com a SAS
Investimentos em conforto, inovação e desempenho ambiental
Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA está a implementar um programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão.
Estão a ser realizadas significativas melhorias no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira.
Com foco num futuro mais sustentável, estão a ser implementadas um conjunto de iniciativas inovadoras para alcançar as metas ambientais. Desde a instalação de tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque, à instalação de centrais fotovoltaicas na Madeira e em Porto Santo e ao aproveitamento dos ventos com Micro Eólicas no perímetro aeroportuário, a ANA está a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência energética.
Destaque-se também o grande investimento que será efetuado no Aeroporto de Porto Santo (PXO), com o desenvolvimento de um novo terminal que permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros.





















































