#AmbiturTalk2Business: “Tentámos que a Covid-19 não afetasse a nossa estratégia”

O manager de Cuca Roseta, Miguel Capucho, continua a partilhar na Ambitur Talk2Business as dificuldades com que a Cultura se depara em tempos de pandemia: os concertos online, que de início foram uma alternativa, são agora mal vistos e as contratações das autarquias, das quais tanto o setor depende, nem tão cedo vão regressar. Mas o país continua a precisar da cultura.

O manager Miguel Capucho acredita que “vai ser muito difícil retomar concertos”, pelos menos da mesma forma como antes estes se concretizavam, mas que “se tivermos as regras de distanciamento necessárias é perfeitamente possível” realizá-los. Além de que “as pessoas precisam da cultura”. O responsável argumenta que “estamos mais próximos nos supermercados do que nas salas de espetáculos”.

Antes de ser possível voltar aos grandes palcos, os concertos online sofreram um “boom” durante o confinamento mas depressa “deixaram de ser uma coisa bem vista”, comenta Miguel Capucho. A verdade é que “hoje em dia são sinal de repulsa porque nos fazem lembrar aquele tempo em que estivemos fechados”. Assim, o manager partilha que “qualquer proposta que se faça para um concerto online não é aceite nem serve o propósito que queríamos”.

Sem essa alternativa, Miguel Capucho reflete também que a cultura depende muito das “contratações camarárias” que, de momento, são inexistentes: “Os autarcas sentem que o investimento nesta altura pode ser mal visto perante a opinião pública, quando há áreas de saúde a precisar de dinheiro”, ao que se acrescenta o “receio” de que algo de mal aconteça num espaço ou evento com muitas pessoas. “Até ao final do ano, há muito poucas Câmaras a contratar artistas”, o que é “bastante grave” para o setor, conclui. Mas o manager mantém a esperança de que o próximo ano seja melhor pois teremos eleições à porta.

Miguel Capucho admite que “não rasgámos a agenda” pois “tentámos que a Covid não afetasse a nossa estratégia”. Nesse sentido, a agenda da fadista Cuca Roseta passou toda para 2021 com vista a um “retomar” da Cultura em Portugal.

Nesta primeira iniciativa, estiveram presentes cerca de 25 empresários e profissionais do setor, que acederam ao convite da Ambitur, cumprindo as limitações impostas pela Direção-Geral de Saúde. A primeira edição do Ambitur Talk2Business marca o início de um conjunto de iniciativas que a Ambitur pretende levar a cabo nos próximos tempos. O Ambitur Talk2Business conta com o apoio do Fórum Turismo.

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