A primeira edição do Ambitur Talk2Business faz parte de um conjunto de iniciativas que a Ambitur quer levar a cabo nos próximos tempos. Este primeiro encontro realizou-se no passado dia 1 de outubro, no auditório do Turismo de Portugal, e inseriu-se no calendário da semana das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinalou no dia 27 de setembro.
Foi em torno de questões como promoção, gestão e inovação que Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé e coorganizador deste encontro, convidou Tiago Simões, diretor de Marketing da SonaeMC, a partilhar a experiência do canal digital como resposta ao aumento exponencial das vendas.
O online já faz parte do leque de investimentos que a SonaeMC tem realizado nos últimos 20 anos. Dando nota de que “uma operação de retalho alimentar online não é rentável”, Tiago Simões afirma que, no período mais crítico da pandemia quando todos procuravam comprar online, a decisão não passou por cancelar a operação, algo que aconteceu com a maioria dos líderes internacionais. “De um momento para outro, multiplicaram por 20 as encomendas e a capacidade de as servir não existiu”, disse o responsável, sabendo que “ia gerar em todos frustração e insatisfação”. Mas, nesse mesmo período, conseguiu-se algo que nunca fora possível: “Duplicar a nossa capacidade de entrega”, referindo que o “índice de procura aumentou 10 a 20 vezes”. Além disso, algo que ficou bem visível foi que “quem gostou da experiência, voltou a repetir”, mesmo existindo “limitações” que a plataforma não conseguiu suportar. Embora ainda não haja capacidade para servir a procura, o diretor de marketing da SonaeMC garante que os esforços estão a ser feitos no sentido de tornar a plataforma mais rápida e capaz de assegurar os pedidos e a oferta. Este esforço e investimento resultam de uma certeza: “A relação entre cliente e online veio mesmo para ficar e a questão do online é óbvia”, sublinha.
O “Continente Pay” faz parte de uma das soluções que a marca lançou este ano e que teve um grande sucesso junto dos clientes. Integrado na app “Cartão Continente”, esta função permite ao cliente “pagar como se fosse com o cartão mas sem precisar de marcar códigos”, explica o responsável. Também o sistema “U-Scan Self-Checkout” serviu de resposta no combate aos aglomerados, tratando-se de um sistema onde as pessoas através do telemóvel fazem “scanning dos produtos”, colocando as compras nos sacos e procedendo ao pagamento sem a intervenção dos operadores.
No conjunto de transformações que têm sido feitas, Tiago Simões afirma que, num setor tão complexo como o retalho alimentar, é difícil alcançar todos porque, na diversidade de plataformas, existem situações diferentes: “Há casos em que a procura existe e não conseguimos responder a tempo e há outros em que temos a solução e as pessoas não conhecem”, como é o caso do “self-scanning” onde só se nota usabilidade após testagem do sistema.
O que não acontece nas redes sociais que já estão muito implementadas do lado do cliente: “Mudámos a lógica de atuação e aí houve um grande casamento entre quem usa a plataforma e quem a opera”, refere, destacando que “somos o retalhistas do sul da Europa com maior interação”.
O Ambitur Talk2Business conta com o apoio do Fórum Turismo.
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