#AmbiturTalk2Business: Turismo de Portugal mantém mercados estratégicos e intenção de crescer em novos mercados

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, foi um dos oradores convidados para o 1º Ambitur Talk2Business, que teve lugar no dia 1 de outubro, no auditório do Turismo de Portugal.

À plateia de empresários e profissionais do setor do turismo, o responsável abordou a relação do organismo que dirige com os mercados estratégicos para Portugal e explicou que, com a “suspensão de roadshows, workshops e feiras” mudou apenas “a divisão relativamente ao orçamento e ações” promocionais. Até à pandemia da Covid-19, a verdade é que o destino “crescia a nível de mercados” e aqueles que o Turismo de Portugal considerava estratégicos continuam a sê-lo, além de se “tentar abrir algum canal” com novos mercados como a Índia, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Sudeste Asiático, que “tinham interesse em Portugal”.

Assim, diz Luís Araújo, as delegações do Turismo de Portugal “continuam a acompanhá-los e a fazer prospeção de mercado”. E aproveitou a ocasião para enaltecer o papel das várias delegações distribuídas por 25 mercados cuja “manifestação de solidariedade no acompanhamento tem sido essencial para manter a ‘chama acesa’ com os mercados e turistas”.

Da parte do Turismo de Portugal, o responsável assegura que também não houve qualquer alteração a respeito dos novos “produtos e segmentos”, traçados enquanto aposta no início do ano, pois “continuam a ser atuais e essenciais para a retoma”. São eles o Enoturismo, Turismo Literário, LGBTQIA+, Turismo Desportivo, Turismo Industrial e as Redes Colaborativas. O facto de a aposta se manter resulta até de “uma questão de maior valor acrescentado e sinergia” e Luís Araújo admite que algo positivo no contexto da atual pandemia foi, sem dúvida, terem surgido “muito mais sinergias com outras áreas e setores” que permitiu que se trabalhasse em “redes colaborativas”.

Leia também: “Estratégia do Turismo de Portugal não mudou, apenas de adaptou com um foco muito claro nas pessoas”

Nesta primeira iniciativa, estiveram presentes cerca de 25 empresários e profissionais do setor, que acederam ao convite da Ambitur, cumprindo as limitações impostas pela Direção-Geral de Saúde. A primeira edição do Ambitur Talk2Business marca o início de um conjunto de iniciativas que a Ambitur pretende levar a cabo nos próximos tempos. O Ambitur Talk2Business conta com o apoio do Fórum Turismo.