A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens acaba de concluir o mais recente programa de formação, ANAV 360, dedicado à qualificação e valorização dos profissionais das agências de viagens em Portugal. A associação faz um balanço muito positivo desta edição, na qual atingiu registos históricos desde a criação desta iniciativa.
A edição de 2025 contou com mais de 200 inscritos, embora nem todos tenham conseguido participar devido ao número limitado de vagas disponíveis. Ao longo do curso foram ministradas 4125 horas de formação certificada, com foco em produtos turísticos de operadores, cruzeiros e outras áreas essenciais à atividade das agências de viagens.
Como parte do seu compromisso com a valorização dos profissionais do setor, a ANAV atribuiu 7000 euros em subsídios de apoio à formação aos agentes de viagens que integraram o programa, reforçando o investimento no capital humano e qualificação do turismo português.
Miguel Quintas, presidente da ANAV, destaca o crescente interesse dos profissionais do setor de ano para ano nesta iniciativa: “O sucesso do ANAV 360 mostra a importância que a formação tem para o futuro das nossas agências e dos agentes. Agradeço a todos os operadores turísticos, fornecedores e parceiros que acreditaram neste projeto e contribuíram para o levar a bom porto. O programa vai voltar no próximo ano e permanecerá aberto a todas as agências de viagens do mercado. Queremos que a próxima edição mantenha estes índices de intensa procura e atinja resultados ainda mais expressivos”.
“Com este programa, a ANAV reafirma o seu objetivo de contribuir para a maior qualificação e profissionalização dos recursos humanos do setor, preparando os agentes para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente”, conclui Miguel Quintas.



















































