Ambitur falou com Pedro Salazar, diretor comercial da Bensaude Hotels, que nos fez balanços e apresentou as novidades do grupo.
Quais as expectativas da Bensaude Hotels para 2025?
Com indicadores concretos que nos conferem alguma confiança, mantemos expetativas otimistas para 2025, com maior foco no resultado geral dos hotéis através do crescimento da receita, com as taxas de ocupação em linha com 2024.
A nível de mercados verificam alguma alteração face ao ano passado e outros anteriores?
Apesar do contexto geopolítico internacional de alguma instabilidade, os principais mercados emissores mantêm-se face a 2024 e aos anos pós-covid, com destaque para os EUA e Canadá, com sinais positivos de retoma da Alemanha e boas perspetivas para o Reino Unido, Espanha, França e Itália, como consequência das apostas em ligações aéreas diretas, sobretudo no período de Verão.

Qual o balanço que fazem do ano de 2024? Esteve alinhado com as vossas previsões?
O ano de 2024 superou as expetativas iniciais que servem de base à produção dos respetivos orçamentos, mas o resultado acabou por estar alinhado com as previsões que fomos fazendo ao longo do ano. Não há dúvida de que beneficiamos da tendência positiva do Turismo em geral e dos Açores em particular, mas temos de estar muito atentos a uma conjuntura muito incerta e aos crescentes desafios que nos obrigam a corresponder às expetativas legitimamente elevadas dos clientes.

Que novidades podemos esperar do grupo para este ano e os próximos?
As grandes novidades para este ano e próximo são a consolidação das operações de expansão já concretizadas, como a integração no nosso portefólio desde setembro de 2024 do Hotel do Caracol, na ilha Terceira, e a aquisição do magnífico Caloura Hotel Resort concretizada em dezembro passado. A par do crescimento da oferta, estamos também a investir em remodelações significativas no Hotel do Canal, São Miguel Park Hotel e Hotel Açores Lisboa e a criação do novo espaço de wellness do Grand Hotel Açores Atlântico. A seu tempo e ainda durante o corrente ano, irão surgir novidades que começarão a tomar forma, com perspetivas de concretização a médio e longo prazo.
Qual a vossa estratégia em termos de crescimento e expansão?
A nossa estratégia de crescimento e expansão passa por manter e consolidar a liderança no mercado dos Açores, sobretudo com oferta de referência para uma maior e melhor projeção do destino, enquanto nos mantemos atentos a oportunidades que possam surgir em Portugal continental.
Por Inês Gromicho, publicado na edição 351






















































