#CongressoAPAVT: “Temos que nos focar também na venda, não só na qualidade do produto”

Álvaro Covões, fundador e diretor geral da Everything is New, foi um dos oradores da quarta sessão – “Diversificação do produto, novos mercados, mais território” – do 47º Congresso da APAVT, que teve lugar entre 8 e 11 de dezembro, em Ponta Delgada. O responsável iniciou a sua intervenção reconhecendo a importância do património e da cultura, e a necessidade de valorizar estes equipamentos patrimoniais para que possam ser usufruídos por portugueses e turistas. “Todo o património tem que estar disponível”, frisou, acrescentando que “do ponto de vista da experiência de quem faz turismo, isso é fundamental”. E reconhece que este é um trabalho que acaba por ser “uma grande oportunidade para os agentes de viagens”.

O empresário também lembra que, depois da pandemia, parece que cada vez menos se fala de turismo interno. E aponta: “Não vai ser com a música que se vai conseguir desenvolver o interior. Tem que ser a sociedade civil e, acima de tudo, aquele que quer fazer negócio”.

Claro que “a cultura é uma oportunidade” mas Álvaro Covões lamenta que, em Portugal, não seja dada a devida importância a este setor, exemplificando com o caso das jóias reais que estiveram 27 anos fechadas num cofre. “Temos que nos focar também na venda, não só na qualidade do produto”, defende o diretor geral da Everything is New, alertando para o facto de que as jóias reais são um conteúdo “extraordinário”, que “deviam estar esgotadas já para os próximos sete meses”, e que se fosse um festival seria isso mesmo que aconteceria.

Álvaro Covões não duvida de que “património e cultura são fundamentais para criar produto e desenvolver o país no seu todo” e afirma que “se conseguirmos aproveitar este património, criar produto, gerar riqueza, chamar pessoas de Lisboa e do Porto para irem para o interior, também teremos o reverso, ou seja, mais pessoas que podem comprar viagens”.

Por Inês Gromicho, no 47º Congresso da APAVT.

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